https://csj.abpsec.org.br/index.php/csj/issue/feed Connection Scientific Journal 2024-07-13T19:03:38-03:00 Cibele Barsalini Martins csj@abpsec.org.br Open Journal Systems <p>O <em>Connection Scientific Journal </em>(CSJ) é um periódico eletrônico mantido pela <a title="Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)" href="https://abpsec.com.br/?page_id=6438" target="_blank" rel="noopener">Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)</a>. Criada no ano de 2018, inicialmente com periodicidade quadrimestral, passou a ser anual a partir de 2024, na modalidade de publicação contínua, e acesso aberto aos textos completos publicados, revisados por pares e disponibilizados gratuitamente na versão <em>on-line</em>. Está registrado sob o <strong>e-ISSN 2675-9179</strong>.</p> <p>Com uma perspectiva <strong>interdisciplinar</strong>, o CSJ se preocupa em desenvolver conexões entre diferentes áreas, por exemplo: Secretariado Executivo, Administração, Letras/Linguística, Educação, Economia, Ciência da Informação, Sociologia, Desenvolvimento Regional, Territorialidades e áreas afins. Assim, dá boas-vindas às investigações em torno de demandas, oportunidades, desafios e dificuldades inerentes ao complexo e multifacetado mundo das organizações e, ainda, à sociedade como um todo. Manuscritos com contribuições que revelem a necessidade de desenvolvimento de pesquisa em determinada área, bem como propostas para edições especiais com temática específica e editadas por convidados, serão igualmente bem-vindos. Destaca-se que o periódico segue e respeita os princípios da <em>Declaração de São </em><em>Francisco</em> <em>sobre Avaliação da Pesquisa </em>(DORA).</p> <p>O <em>Journal</em> aceita submissões oriundas de pesquisas teóricas e teórico-empíricas sustentadas por abordagens e estratégias que envolvam o rigor e a confiabilidade científica. Os estudos devem ser apresentados pelos autores sob uma perspectiva dialógica, técnica ou crítica, desde que inserida em contextos históricos, sociais, econômicos e/ou tecnológicos, os quais abarcam a atividade e a pluralidade humana e organizacional, seja em termos de interação social, seja em relação a interação com artefatos diversos. Nesse sentido, busca-se contemplar as interfaces e a comunicação com organizações empresariais e industriais, acadêmicas, governamentais e não governamentais, por meio de debates, reflexões e solução de problemas que alcancem realidades locais, regionais, nacionais e/ou internacionais.</p> <p>Enfatiza-se que o periódico segue e respeita os princípios do <em>Comitê de Ética em Publicações</em> (COPE).</p> <p> </p> https://csj.abpsec.org.br/index.php/csj/article/view/74 Competências Secretariais no Mercado de Trabalho Contemporâneo 2024-02-21T13:44:56-03:00 Fernanda Cristina Sanches-Canevesi fernandacsanches@gmail.com Ivanete Daga Cielo ivadcielo@hotmail.com Carla Maria Schmidt carlamariaschmidt@hotmail.com Samantha Frohlich samantha.frohlich96@gmail.com <p>O perfil e as competências do profissional de secretariado têm se alterado ao longo do tempo, impulsionados por transformações em diversos âmbitos e por evoluções no ambiente corporativo, de modo que as mudanças nas características profissionais se apresentam como um continuum. Isto é, os secretários passaram a ter atribuições e responsabilidades diferentes daquelas que, até então, determinavam suas funções e sua posição na empresa. Nesse contexto, este estudo possui o objetivo de investigar como se caracterizam as atuais competências de um profissional de secretariado atuante no mercado de trabalho internacional. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso único, realizada a partir de entrevista semiestruturada com uma assistente executiva de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na Arabia Saudita. A pesquisa foi ancorada na abordagem teórica de competências secretariais. Estudos dessa natureza são relevantes, pois discutem aspectos conceituais da função secretarial, ressaltando a importância do ajuste de perfil e competências às novas demandas de mercado, prerrogativas para o crescimento profissional e continuidade da profissão. Os principais resultados demonstram que o secretário necessita ser dinâmico para conseguir atuar e prosperar no mercado de trabalho contemporâneo e, para tanto, demanda de diversas habilidades, dentre elas, as de cunho comportamental, bem como, outras de caráter mais técnico e tecnológico. Ademais, no caso em questão, as <em>soft skills</em> se mostraram fundamentais para o desempenho da profissão secretarial.</p> 2024-07-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Connection Scientific Journal https://csj.abpsec.org.br/index.php/csj/article/view/78 Gestão de Processos na Administração Pública 2024-06-19T19:30:15-03:00 Francisco Alexandre de Sousa Rocha alexandrerocha@alu.ufc.br Daniela Giareta Durante danielagiareta@ufc.br <p>A gestão de processos de negócios visa o aprimoramento dos processos organizacionais e sua inserção nas instituições públicas ainda é tímida. A gestão pública brasileira carece de eficiência nos processos de trabalho. Assim, este estudo objetiva propor melhorias no processo de solicitação e pagamento de diárias no Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), utilizando o modelo <em>Business Process Model and Notation</em> (BPMN). Quanto ao procedimento metodológico, trata-se de um estudo de caso no processo em questão, cujos dados foram obtidos por meio de documentos e entrevistas e tratados mediante análise de conteúdo. O processo foi mapeado e analisado, sendo identificados quatro problemas: 1) demora na conclusão das atividades; 2) sobrecarga de tarefas; 3) documentos pendentes ou com erros; e 4) pendência de assinaturas nos documentos. Uma vez que se aplicou a técnica dos 5 Por quês, a causa raiz de cada um dos problemas foi identificada. Com isso, o processo foi redesenhado acrescentando etapas que visam eliminar os entraves identificados. O estudo reafirma a contribuição da gestão de processos na melhoria dos processos de trabalho, especialmente na esfera pública, e destaca a atuação do secretário executivo na gestão de processos organizacionais e agente impulsionador de melhorias.</p> 2024-08-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Connection Scientific Journal https://csj.abpsec.org.br/index.php/csj/article/view/75 Compartilhamento de Informações Sobre Secretariado Executivo 2024-06-05T17:13:44-03:00 Laísa de Lima Fiuza Gomes laisafiuza1@gmail.com Rodrigo Muller rodrigomullercwb@gmail.com <p>Na sociedade contemporânea, o surgimento de novas formas e canais de comunicação, aliado às demandas cada vez maiores por informações qualificadas, apresentam para indivíduos, profissionais e organizações distintas maneiras de lidar com esse movimento informacional. No campo do secretariado, a informação em si é uma das bases da profissão. Por outro lado, no papel de criadores de informações e conteúdos sobre o próprio campo, profissionais de secretariado desbravam novas formas de criar e compartilhar informações e conhecimentos. Nesse contexto, este trabalho aborda a crescente influência das mídias sociais, como o YouTube, na área de Secretariado Executivo. A pesquisa tem como objetivo geral examinar como a área de Secretariado Executivo se utiliza da plataforma YouTube como um canal de comunicação. A metodologia da pesquisa é de abordagem mista, envolvendo técnicas qualitativas e quantitativas, com análise de conteúdo de uma amostra de 100 vídeos disponíveis no Youtube sobre temáticas da área secretarial. Os resultados indicam que a área de Secretariado Executivo tem utilizado o YouTube de forma limitada, com um crescimento significativo nos últimos quatro anos. Os vídeos mais comuns são depoimentos e aulas, com uma linguagem e ambiente predominantemente formais. Os principais temas abordados são as atividades da profissão e as habilidades esperadas do profissional, com o objetivo de auxiliar na escolha profissional, exemplificar as atividades do Secretariado Executivo e divulgar cursos nessa área. Os resultados demonstram a importância em entender melhor a área secretarial e os desafios enfrentados pelos estudantes e profissionais em relação ao compartilhamento de informação no YouTube.</p> 2024-09-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Connection Scientific Journal https://csj.abpsec.org.br/index.php/csj/article/view/79 Cenário das Práticas Administrativas em Acessibilidade e Internacionalização nas Universidades das Regiões Sul e Sudeste 2024-06-05T17:31:09-03:00 Milene Gehling Liska mileneliska@gmail.com Márcia Barros de Sales marcia.barros@ufsc.br <p>Este artigo objetiva mapear as práticas administrativas referentes à acessibilidade e à internacionalização, divulgadas nos sites das Instituições de Ensino Superior (IES) contempladas no edital CAPES-PrInt 2017. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, caracterizando-se como descritiva e exploratória, que foi conduzido por meio de análise documental. A amostra intencional e não-probabilística compreendeu as dezesseis IES das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Entre os resultados obtidos, em 14 IES da amostra, foram identificadas 52 práticas administrativas em acessibilidade, tais como: políticas, plano de ação, projetos de pesquisa, laboratórios de pesquisa e de tecnologias assistivas. Constatou-se, ainda, que, nos sites de 10 das 16 IES analisadas, não foram encontradas nenhum tipo de divulgação de práticas em Internacionalização.</p> 2024-09-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Connection Scientific Journal