https://csj.abpsec.org.br/index.php/csj/issue/feed Connection Scientific Journal 2023-02-12T14:30:16-03:00 Cibele Barsalini Martins csj@abpsec.org.br Open Journal Systems <p>O <em>Connection Scientific Journal </em>(CSJ) é um periódico eletrônico mantido pela <a title="Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)" href="https://abpsec.com.br/?page_id=6438" target="_blank" rel="noopener">Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)</a>. Criado no ano de 2018, tem periodicidade quadrimestral, na modalidade contínua, e acesso aberto aos textos completos publicados, revisados por pares e disponibilizados gratuitamente na versão <em>on-line</em>. Está registrado sob o <strong>e-ISSN 2675-9179</strong>.</p> <p>Com uma perspectiva <strong>interdisciplinar</strong>, o CSJ se preocupa em desenvolver conexões entre diferentes áreas, por exemplo: Secretariado Executivo, Administração, Letras/Linguística, Educação, Economia, Ciência da Informação, Sociologia, Desenvolvimento Regional, Territorialidades e áreas afins. Assim, dá boas-vindas às investigações em torno de demandas, oportunidades, desafios e dificuldades inerentes ao complexo e multifacetado mundo das organizações e, ainda, à sociedade como um todo. Manuscritos com contribuições que revelem a necessidade de desenvolvimento de pesquisa em determinada área, bem como propostas para edições especiais com temática específica e editadas por convidados, serão igualmente bem-vindos. Destaca-se que o periódico segue e respeita os princípios da <em>Declaração de São </em><em>Francisco</em> <em>sobre Avaliação da Pesquisa </em>(DORA).</p> <p>O <em>Journal</em> aceita submissões oriundas de pesquisas teóricas e teórico-empíricas sustentadas por abordagens e estratégias que envolvam o rigor e a confiabilidade científica. Os estudos devem ser apresentados pelos autores sob uma perspectiva dialógica, técnica ou crítica, desde que inserida em contextos históricos, sociais, econômicos e/ou tecnológicos, os quais abarcam a atividade e a pluralidade humana e organizacional, seja em termos de interação social, seja em relação a interação com artefatos diversos. Nesse sentido, busca-se contemplar as interfaces e a comunicação com organizações empresariais e industriais, acadêmicas, governamentais e não governamentais, por meio de debates, reflexões e solução de problemas que alcancem realidades locais, regionais, nacionais e/ou internacionais.</p> <p>Enfatiza-se que o periódico segue e respeita os princípios do <em>Comitê de Ética em Publicações</em> (COPE).</p> <p> </p> https://csj.abpsec.org.br/index.php/csj/article/view/53 A Utilização da Metodologia Ágil em Projetos do Segmento Industrial Automotivo 2022-03-08T14:22:28-03:00 Sergio Luiz Catto scatto@gmail.com Emerson Antonio Maccari emersonmaccari@gmail.com <p>Este estudo tem como objetivo evidenciar como a utilização da metodologia Ágil se desdobram no âmbito da gestão de projetos no segmento industrial automotivo na literatura científica. Este trabalho é uma Revisão Sistemática de Literatura, onde procedimentos foram aplicados na seleção de artigos das bases de dados Scopus e Web of Science, para a identificação e interpretação das principais publicações acerca do tema na literatura científica buscando compreender sua relevância e sua evolução. Os achados desta pesquisa contribuirão para o entendimento de como a utilização das metodologias ágeis pode contribuir para maximizar o sucesso nas tratativas praticadas nos projetos do segmento industrial automotivo. E devido às particulares características das metodologias ágeis, focar na eficiência da gestão e foco nos resultados. Esse trabalho contribui para a melhoria no entendimento dos benefícios da aplicação das metodologias ágeis na gestão de projetos no segmento industrial automotivo. Esta pesquisa aborda dois temas principais, atuais e bastante abrangentes – metodologias ágeis e gestão de projetos - envolvendo diversas disciplinas complementares encontradas nas obras coletadas (<em>Automotive Industry; Impact; Implementation; Management;&nbsp; Model; Performance; Process Engineering; Process Monitoring; Six Sigma; Six Sigma methodology; Work Simplification</em>), que dão embasamento para a identificação de como estes temas se relacionam à presença e utilização das metodologias ágeis no gerenciamento de projetos no segmento industrial automotivo.</p> 2022-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Connection Scientific Journal https://csj.abpsec.org.br/index.php/csj/article/view/56 O Autoconhecimento como Fator Relevante para a Escolha da Carreira Profissional em Secretariado Executivo 2022-08-24T18:51:34-03:00 Taiane Nascimento da Silva taianenascimentosilva@gmail.com Jaynne Silva de Oliveira jaynnenelo@hotmail.com Cibelle da Silva Santiago css@academico.ufpb.br <p>Este artigo aborda o autoconhecimento como um fator primordial para a escolha da carreira profissional. O autoconhecimento está interligado ao crescimento e à motivação na carreira profissional, sendo um fator fundamental na escolha do curso de graduação. A problemática está centrada na possível relação existente entre o autoconhecimento e a escolha da carreira profissional em Secretariado Executivo. Por isso, o objetivo geral da pesquisa é relacionar o autoconhecimento com a escolha da carreira profissional em Secretariado Executivo, a partir da constatação das competências pessoais atreladas ao perfil demandado pelo mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa do tipo descritiva e com pesquisa de campo, sob a abordagem quantitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário <em>on-line </em>enviado aos estudantes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB, por meio das redes sociais e <em>e-mail</em>, analisados sob a análise da estatística descritiva. Como principal resultado, constatou-se que os sujeitos consideram possuir autoconhecimento das suas competências e características pessoais, sendo motivados a escolherem o curso de Secretariado Executivo, pois buscaram informações sobre a profissão antes de ingressar na universidade, ao passo que outros passaram a conhecê-la a partir das disciplinas cursadas.</p> 2022-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Connection Scientific Journal https://csj.abpsec.org.br/index.php/csj/article/view/59 Análise da Gestão Secretarial na Gestão Documental: Um Estudo de Caso no Arquivo Geral da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2023-02-12T14:30:16-03:00 Israel Ferreira de Lucena israelferreira.secretariado@gmail.com Tiago Morais de Souza tihsouza69@gmail.com Rozângela Bezerra de Almeida Silva rozangelaalmeida@gmail.com Maria do Céu de Sena Moura maria.sena@ufrr.br <p>A Gestão Secretarial relaciona-se com várias áreas do conhecimento, para tal, a Arquivologia está entrelaçada ao Secretariado Executivo pelo fato de que para as organizações, a informação representa seu maior ativo. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar a atuação da Gestão Secretarial na Gestão Documental do arquivo geral da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para tanto, os objetivos específicos consistiram em mapear as atividades da Gestão Documental; identificar as atividades realizadas que estão no âmbito da Gestão Secretarial; mapear a formação dos gestores e checar a percepção e entendimento do Gestor Documental com relação à Gestão Secretarial. A metodologia constou de um estudo de caso, pesquisa de campo de caráter exploratória através da coleta dos dados de forma direta, por meio da aplicação de questionários fechados e observação assistemática em grupo, em que os dados coletados foram submetidos às análises qualitativas. O resultado da pesquisa constatou que cerca de 78% dos servidores não dominam ou entendem pouco das técnicas secretariais, logo, este resultado se justifica pela inexistência de profissionais na equipe com a formação em Secretariado Executivo. Por fim através de uma intersecção, foi constato relação indiretas e diretas entre Arquivologia e Secretariado, por meio de convergências entre as práticas de ambas as áreas, sendo a Gestão Documental o elo entre elas.</p> 2022-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Connection Scientific Journal https://csj.abpsec.org.br/index.php/csj/article/view/61 A Influência da Formação Empreendedora na Carreira dos Egressos do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Unioeste 2023-01-31T20:08:44-03:00 Jaqueline Abich jaque-abich@hotmail.com Carla Schmidt carlamariaschmidt@hotmail.com Ivanete Daga Cielo ivadcielo@hotmail.com Fernanda Cristina Sanches-Canevesi fernandacsanches@gmail.com <p>Manter-se atualizado e investir em novos nichos de atuação são fatores preponderantes para todos os profissionais, a exemplo dos que atuam na área de Secretariado Executivo. Assim, o curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Unioeste (SET) oferta a disciplina de Empreendedorismo em sua grade curricular, com o intuito de desenvolver e ampliar o leque de atuação dos profissionais. Neste contexto, este estudo busca, como objetivo central, investigar a inserção dos egressos do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Unioeste, formados no período de 2017 a 2019 (59 egressos) no campo do empreendedorismo. Para tanto, aplicou-se um questionário a estes egressos e constatou-se que 20,33% deles constituíram seu próprio negócio. Além disso, os resultados ainda apontaram que a disciplina de Empreendedorismo contribuiu com o desenvolvimento das habilidades empreendedoras dos egressos, com destaque para a criatividade. Em relação ao motivo que levou os egressos a abrirem os empreendimentos, a maioria afirmou buscar satisfação pessoal e ter maior autonomia.</p> 2022-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Connection Scientific Journal