O Secretário Executivo Das Instituições Federais De Ensino O Intraempreendedorismo Como Um Pensamento Estratégico

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Amanda Filgueiras
https://orcid.org/0000-0002-2060-2055
Joina Santos
https://orcid.org/0000-0002-1252-6152
Maria Christianni Coutinho Marçal
https://orcid.org/0000-0003-0414-9163

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar se os secretários(as) executivos(as) de Instituições Federais de Ensino de Recife-PE implementam em suas atividades o intraempreendedorismo a partir de um pensamento estratégico para o alcance de objetivos Institucionais, já que costuma-se verificar em bibliografias da área de Secretariado a evolução da profissão onde há o desenvolvimento de habilidades conceituais relacionadas ao empreendedorismo para o seu exercício. Sabe-se que os profissionais de empresas privadas devem estar em constante mudança para acompanhar a competitividade do mercado, no entanto, no âmbito público ainda permanece a lacuna dessa evolução na profissão. Para atingir o objetivo da pesquisa, a metodologia utilizada foi exploratória qualitativa onde no decorrer da análise dos dados verificou-se, de forma colaborativa para a categoria, que o intraempreendedorismo apesar de exercido pela maioria das entrevistadas, ainda é desconhecido em seu conceito e finalidade, assim como também observou-se a não existência de um pensamento estratégico para sua utilização nessas instituições públicas, contribuindo como ponto a ser explorado e desenvolvido por esses profissionais para uma próspera ascensão profissional.

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Artigos
Biografia do Autor

Amanda Filgueiras, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Joina Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Secretariado Executivo pela UFPE. 

Maria Christianni Coutinho Marçal, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Administração e Especialista em Propaganda e Marketing pela UFPE. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE.

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