Processo de Avaliação
Após a submissão pelos autores, o manuscrito passará por uma avaliação prévia pelo(a) Editor(a)-chefe (Desk Review). Nesta fase, será analisada a adequação do texto em termos formais e estruturais, bem como ao Foco e Escopo e a originalidade. Sendo aprovado, será submetido à avaliação de dois pareceristas ad hoc no sistema duplo-cego (double-blind peer review).
Os pareceres dos pares serão analisados pelo(a) Editor(a)-chefe e categorizados em: aceito, correções necessárias ou rejeitado. Se o manuscrito retornar aos autores para correções, esses deverão submeter o arquivo revisado e alterado para nova avaliação, sendo que sua alteração não garante aprovação. Após revisão, o(a) Editor(a)-chefe analisará se o manuscrito está aprovado ou se são necessárias novas avaliações. Nesta fase, podem ocorrer reavaliações entre a editoria, pareceristas ad hoc e autores até a decisão final de aceitar ou rejeitar. Sendo aceito, o artigo será submetido a revisão gramatical, verificação de formatação da APA e diagramação.
Esse processo pode ser visualizado na figura que segue:
Tempo médio de avaliação dos artigos:
180 dias (entre a primeira submissão, o processo completo de revisão por pares e uma decisão final de aceite ou rejeição).