O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Todavia, A CSJ aceita a submissão de artigos que tenham sido publicados em anais de eventos desde que seguidas as diretrizes de submissão deste periódico. CSJ adota iThenticate para controlar o plágio.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.docx) or OpenOffice (.odt).
  • URLs e DOIs para as referências foram informadas quando possível.
  • O manuscrito está em espaçamento duplo; usa a fonte Calibri de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O manuscrito segue os padrões e requisitos descritos em Diretrizes para Autores.
  • O(s) autor(es) concorda(m) que, a partir da publicação do manuscrito, o Connection Scientific Journal (CSJ) passa a ser o detentor dos direitos autorais dos artigos publicados.

Requisitos para submissão

Os artigos submetidos ao Connection Scientific Journal (CSJ) devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, e que não estejam sendo considerados para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. Os trabalhos publicados em anais de eventos podem ser considerados pelo Conselho Editorial, desde que estejam na forma final do artigo e sigam as normas de submissão deste periódico. Os manuscritos podem ser redigidos em Português, Inglês ou Espanhol.

Processo de Submissão

O processo de submissão exige que os autores verifiquem se o manuscrito está em conformidade com os itens relacionados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas do periódico serão devolvidas aos autores.

Informações Gerais:

  • Os trabalhos deverão ser submetidos pelos autores via Sistema do periódico, conforme o login de acesso de cada um;
  • O arquivo deverá estar livre de vírus;
  • Os manuscritos deverão ser formatados de acordo com o Manual de Estilos da American Psychological Association (APA), 7ª edição (https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines);
  • Não poderá haver qualquer tipo de registro de identificação de autoria no manuscrito submetido;
  • O conteúdo dos trabalhos aprovados é de responsabilidade dos autores, que autorizam sua publicação;
  • O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar dele em anais de eventos científicos de qualquer natureza;
  • O Gestor Editorial tem competência para sugerir alterações no manuscrito tanto no que se refere ao conteúdo da matéria como com relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação, antes de iniciado o processo de avaliação por pares;
  • O manuscrito deve ser apresentado sob a forma correta da norma culta da língua em que for submetido. Os avaliadores não farão correções, uma vez que os manuscritos com problemas gramaticais ou de escrita não podem ser aprovados, sendo assim, rejeitados. É de responsabilidade do(s) autor(es) garantir que a submissão atenda a esse requisito;
  • Para fins de distinção entre autores e fomentar a visibilidade da produção científica publicada no Connection Scientific Journal, o(s) autor(es) deve(m) inserir nos metadados, no sistema de submissão, o identificador digital ORCID (https://orcid.org/);
  • O manuscrito deve ser submetido por meio do site do periódico: https://csj.abpsec.org.br/, após o cadastramento do autor.

Informações sobre a estrutura quanto a formatação dos trabalhos:

  • A fonte utilizada para todo o texto seja artigo ou relato técnico é: Calibri, tamanho 11, em espaçamento duplo e recuo de parágrafo 1,27 cm;
  • O layout de página deverá ser: A4 (29,7 x 21 cm), com todas as margens com 2,54 cm;
  • formato do texto poderá ser nas extensões de arquivos: “.docx” (Word) ou “.odt” (OpenOffice).

Para artigos:

  • O número de páginas do manuscrito deverá ser de, no mínimo, 15, e, no máximo, 24 páginas, incluindo:
    • Título - para manuscritos redigidos em português acrescentar o título em inglês. Para manuscritos redigidos em inglês acrescentar o título em português e para manuscrito redigidos em espanhol acrescentar o título em português;
    • Resumo/Abstract/Resumen - seguir a mesma padronização do título;
    • Palavras - chave/Abstract/ Keywords, Palabras clave - seguir a mesma padronização do título;
    • As demais seções: Introdução, Referencial teórico, Metodologia, Análise e discussão dos resultados, Considerações Finais e Referências devem ser redigidas em apenas uma língua.

Para relatos técnicos:

  • O número de páginas do manuscrito deverá ser de, no mínimo, 10, e, no máximo, 15 páginas, incluindo:
    • Título - para manuscritos redigidos em português acrescentar o título em inglês. Para manuscritos redigidos em inglês acrescentar o título em português e para manuscrito redigidos em espanhol acrescentar o título em português;
    • Resumo/Abstract/Resumen - seguir a mesma padronização do título.
    • Palavras - chave/Abstract/ Keywords, Palabras clave - seguir a mesma padronização do título
    • As demais seções: Introdução, Referencial teórico, Método da produção técnica, Contexto do projeto ou situação-problema, Tipo de intervenção e mecanismos adotados, Resultados obtidos, Conclusão, Referências devem ser redigidas em apenas uma língua.

Informações sobre a estrutura quanto ao texto

Título e subtítulo:

  • Devem figurar na página de abertura do artigo e se houver subtítulo este deve aparecer separado por dois pontos (:);
  • Primeira letra de cada palavra em maiúscula, tamanho 11, negrito e centralizado. Primeiro em português, depois em inglês e/ou espanhol, com uma linha vazia, espaço duplo entre os títulos.

Resumo, Abstract, Resumen:

  1. Resumo: em língua portuguesa - máximo de 250 palavras;
  2. Abstract: em língua inglesa - máximo de 250 palavras;
  3. Resumen: em língua espanhola - máximo de 250 palavras;
  4. Tamanho da fonte: 11, em espaçamento duplo;
  5. Não é aceito tradução de máquina (como o Google, por exemplo).

Palavras-chave (Keywords / Palabras clave):

  • De 3 a 5, separadas por vírgula (,).

Notas de rodapé e nota de fim:

  • O manuscrito não deve conter nota de rodapé e nota de fim.

Seções:

Trata-se de um sistema de níveis de títulos para diferenciar e classificar a seções de um manuscrito. A APA apresenta cinco níveis para títulos, os quais devem ser apresentados da seguinte forma:

  • Nível 1 - Referencial Teórico, Metodologia, Análise e Discussão dos Resultados, Considerações Finais, Referências. Centralizado, negrito, colocar a primeira letra de cada palavra em maiúscula;
  • Nível 2 - Alinhado à esquerda, negrito, colocar a primeira letra de cada palavra em maiúscula;
  • Nível 3 - Alinhado à esquerda, negrito itálico, colocar a primeira letra de cada palavra em maiúscula;
  • Nível 4 – Identado (deslocamento de 1,27 cm), negrito, colocar a primeira letra de cada palavra em maiúscula, termina com ponto;
  • Nível 5 - Identado (deslocamento de 1,27 cm), negrito e itálico, colocar cada palavra em maiúscula, termina com ponto.

Exemplo:


Nota. https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/paper-format/headings

Citações:

  • Citações curtas: As citações curtas, com menos de 40 palavras, devem ser incorporadas ao parágrafo entre aspas duplas. Se, no texto citado, houver erro de ortografia, pontuação ou gramática, você pode inserir a expressão sic entre colchetes e em itálico imediatamente após o erro;
  • Citações longas: As citações longas, com mais de 40 palavras, devem ser digitadas num bloco independente, sem aspas. Fonte Calibri 11; recuo adicional de 1,27 cm, espaçamento duplo.

Ilustrações (Tabelas e Figuras):

  • São consideradas ilustrações as tabelas e figuras e devem:
    • Ser inseridas ao longo do texto;
    • Apresentar nitidez suficiente para serem lidas;
    • Fonte: Calibri - 11 - para o título, para o texto e para a fonte.
    • Título da tabela: inserido na parte superior da tabela, no canto superior esquerdo e logo abaixo da palavra Tabela (com a inicial maiúscula, em negrito), acompanhada do número (arábico e sequencial) que a designa. Ex.: Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3. O título da tabela deve estar em itálico, colocar a primeira letra de cada palavra em maiúscula;

Exemplo:

Diagram of the components of a prototypical table (here, a frequency table), including the table number, title, body, and notes.

Nota. https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/tables-figures/tables

    • Título da figura: Inserido na parte superior da figura, no canto superior esquerdo e logo abaixo da palavra Figura (com a inicial maiúscula, em negrito), acompanhada do número (arábico e sequencial) que a designa. Ex.: Figura 1, Figura 2, Figura 3. O título da figura deve estar em itálico, colocar a primeira letra de cada palavra em maiúscula;

Exemplo:

Diagram of the components of a prototypical figure (here, a line graph), including the figure number, title, graph, axis labels, legend and notes.

Nota. https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/tables-figures/figures

    • Fonte das informações que compõem a ilustração: Inserida abaixo da tabela e/ou figura, no canto inferior esquerdo.

Negrito: só é utilizado para títulos de seções ou para dar ênfase a uma frase e/ou palavra.

Itálico: é utilizado para palavras em língua estrangeira.

Referências: a lista de todas as referências efetivamente utilizadas deve seguir a norma APA:

  • URLs e DOIs para as referências devem ser informados quando possível;
  • O(s) autor(es) deverá(ão) observar além do espaçamento, o deslocamento necessário em cada referência, da segunda linha em diante (recuo de 1,27cm).

Autores

O manuscrito deverá conter, no máximo, 5 autores.

As informações sobre os autores deverão ser inseridas no sistema do periódico.

Os manuscritos submetidos devem ser assinados por Doutores, Mestres, Doutorandos, Mestrandos, Pós-graduados (Especialização/MBA), Pós-graduandos (Especialização/MBA), Graduados ou Graduandos e, nos quatro últimos casos, é imprescindível que, pelo menos um dos autores, tenha o título de Mestre.

Link para template de artigo da CSJ: CSJ_Template