Da Experiência Discente à Formação Docente em Educação a Distância

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Adriana Ripka
https://orcid.org/0000-0003-3037-222X

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar dois cursos ofertados, na modalidade a distância, cursados pela autora, para relatar a experiência vivida como discente e a contribuição desta experiência para a formação docente em educação a distância. A partir da literatura sobre o tema, foram selecionados alguns elementos que serviram de base para a análise comparativa entre os cursos, tais como: tecnologias utilizadas, conteúdo, tutoria, autonomia do aluno, interação professor-aluno, interação aluno-aluno e avaliação online. Como resultado, é importante destacar que, principalmente, as dificuldades encontradas como discente, no decorrer de um curso, podem impactar positivamente na elaboração de uma disciplina/curso. Ao se antecipar aos possíveis obstáculos, que possam ser encontrados na construção de uma disciplina/curso, amplia-se a possibilidade de se compartilhar o conhecimento de forma mais eficaz. Outro ponto relevante é que o conhecimento da teoria, sobre mecanismos que podem fortalecer a interação entre professor-aluno e aluno-aluno, não é suficiente para garantir que esta ocorra, sendo necessário um esforço constante por parte do docente em educação a distância para que os estímulos à interação obtenham sucesso.

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Artigos
Biografia do Autor

Adriana Ripka, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestra em Tecnologia pelo PPGTE/UTFPR. Especialista em Gestão Empresarial pela Organização Paranaense de Ensino Técnico. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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