Avaliação de Desempenho dos Discentes e Docentes do Curso de Secretariado Executivo da UFPB – Campus IV

Conteúdo do artigo principal

Joseilme Fernandes Gouveia
https://orcid.org/0000-0002-6501-9111
Cíntia Cristina da Silva
https://orcid.org/0000-0002-7796-6925
Márcio Augusto de Albuquerque
https://orcid.org/0000-0002-0113-9130

Resumo

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada para avaliar o desempenho de equipes que estejam passando por dificuldades no desenvolvimento de suas atividades ou que desejam potencializar seus resultados. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho dos discentes e docentes do curso de secretariado executivo da UFPB – campus IV, bem como a avaliação dos mesmos no que diz respeito ao referido curso. Para a realização da coleta dos dados foi feita uma pesquisa de campo com 150 alunos e 12 professores do referido curso durante as aulas. De maneira geral, os resultados obtidos nesta pesquisa apontaram que os professores possuem bom desempenho em suas metodologias de ensino e bom relacionamento com os alunos; falta de interesse por parte dos alunos em buscar informação extraclasse úteis; quanto ao curso, foi possível perceber que se trata de um curso multidisciplinar, entretanto ainda é pouco reconhecido no mercado de trabalho. Além disso, foi perceptível que a utilização da avaliação do desempenho é de grande valia para o desenvolvimento dos docentes e discentes, pois é importante que se entenda o comportamento dos referidos e suas necessidades. Sendo assim, adotar essa ferramenta na universidade é de extrema importância, pois essa avaliação pode oferecer meios para aperfeiçoar o desempenho do avaliados para alcançar bons resultados no decorrer das atividades realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Joseilme Fernandes Gouveia, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Doutor e mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduado em Estatística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Exatas do CCAE da UFPB.

Cíntia Cristina da Silva, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Graduanda em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Márcio Augusto de Albuquerque, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Doutor e mestre em Biometria e Estatística Aplicada Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduado em Estatística e em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Administraçâo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPBE). Graduado em Matemática e em Estatística pela UEPB. Professor da UEPB.

Referências

Amaral, J., C., D., Baldan, A., M., E., Batista, V., R., Carmo, L., R., Helmer, S., A., G. Silva, E., P., T., & Leão, M. E. V. Profissional de secretariado: competências e habilidades no mundo corporativo. Pós em revista do Centro Universitário Newton Paiva 2012/2 (6a ed.). - ISSN 2176 7785.

Benassi, B. (2014). A importância da gestão de pessoas nas organizações. Administradores.com. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-importancia-da- gestao-de-pessoas-nas-organizacoes/82010/.

Bergamini, C. W. (1988). Avaliação do desempenho humano na empresa. (4a ed.). São Paulo: Altlas.

Brandão, H., P., & Guimarães, T. A. (2001). Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo constructo?. Revista de Administração de Empresas (v. 41, n. 1).

Bortolotto, M., F., P., & Willers, E. M. (2005). Profissional de Secretariado Executivo: explanação das principais características que compõem o perfil. Expectativa, Toledo (v. 4, n. 4, p. 45-56).

Carbone, P. P. (2005). Gestão por competências: uma nova metodologia de gerenciamento do capital humano. Editora Mundo LTDA.

Chiavenato, I. (2004). Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações (2 ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Diehl, A., A., & Tatim, D. C. (2004). Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Pratice Hall.

Dutra, J. S. (2001). Gestão por competências. São Paulo: Gente.

Experiências de avaliação de desempenho na administração pública federal. (2000). Brasília, ENAP.

Filho, A., M., & Siqueira, M. V. S. (2008). Assédio moral e gestão de pessoas: uma análise do assédio moral nas organizações e o papel da área de gestão de pessoas. RAM – revista de administração Mackenzie (v. 9, n. 5, p. 11-34). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ram/v9n5/a02v9n5.

LE Boterf, G. (1999). Competénce et navigation professionnelle. Paris: Éditions d’Organisation.

Marconi, M., A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5a ed.). São Paulo: Atlas,.

Marques, R. (2018). Tipos de avaliação do desempenho. Portal Ibc Coaching. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/.

Martins, C., B., & Genghini, L. A. A. (2013). Pós-graduação lato e stricto sensu para o secretariado: parâmetros para definições e criações de linhas de pesquisas. In: D’Élia, B.; Amorim, M.; Sita, M. (Org.). Excelência no secretariado. São Paulo: Editora Ser Mais.

Nonato Júnior, R. (2009). Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica.

Oliveira, M. M. (2008). Como Fazer Pesquisa Qualitativa. (2a ed.). Petrópolis – RJ: Vozes.

Otlveltre-Cesto, G., A., de, Lima, G., B., do C., & Veiga, M. R. M. da. (1996). Implantação de um sistema de avaliação de desempenho: métodos e estratégias. São Paulo: Revista de Administração (v. 31, n. 3, p. 38-52, jul/set).

Prahalad, C., K., & Hamel, G. (1990). The core competence of the corporation. Harvard Business Review (v. 68, n. 3, p. 79-93).

Presidência da República. (2007) Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11784.htm.

Resolução nº 40/2006. (2006). Cria o curso de Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Campus IV. João Pessoa (p. 01).

Resolução nº 41/2006 (2006). Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Campus IV. João Pessoa (p. 09).

Ribeiro, D. de S. (2017). Uma percepção dos estudantes do curso de secretariado executivo da ufpb sobre a preparação para o mercado de trabalho. Monografia (bacharelado) – Universidade Federal da Paraíba – Mamanguape.

Santos, A. C. (2001). O uso do método Delphi na criação de um modelo de competências. Revista de Administração (v. 36, n. 2, p. 25-32).

Silva, E. J. (2011). Avaliação 360 graus: percepção dos colaboradores de uma Instituição Financeira Nacional. Monografia (bacharelado) – Universidade de Brasília, Departamento de Administração – EaD.

Tachizawa, T., Ferreira, V., C., P., & Fortuna, A. A. M. (2006). Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios (5a ed.). Rio de Janeiro: editora FVG. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=OBmHCgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=gest%C3%A3o+de+pessoas&ots=TFq hvUHOq4&sig=_MmljNXLGXvR2u8q1JVi34-K_MU#v=onepage&q&f=false.

Zamberlan, L. (2008). Pesquisa de Mercado. Ijuí: Unijuí. (Coleção educação à distância. Série livro-texto).

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)