Estratégia Acadêmica no Curso de Administração em Reuso de Resíduos Sólidos Experiência do Fazer-Saber

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Cecília Arlene Moraes
https://orcid.org/0000-0002-8797-577X
Elisabet Aguirre
https://orcid.org/0000-0003-2992-500X
Keiko Carolina Moraes Sasaki
https://orcid.org/0000-0003-1633-1659

Resumo

As expectativas dos estudantes da era digital do curso de Administração e a preocupação com à preservação do meio ambiente exigem novas performances de docentes. A complexidade do problema provoca forte reflexão do papel do professor. Este estudo propõe repensar práticas pedagógicas com sustentabilidade ancoradas em vasto referencial teórico articulada com a metodologia ativa de ensino-aprendizagem baseada em problemas e projetos. Descreve a estratégia desse método em experiência realizada na instituição pública de ensino superior, com a criação da empresa fictícia “PuffPet Indústria Universitária” pelos acadêmicos, com o reuso de garrafas do tipo pet, em puff. Os gestores-estudantes da indústria universitária formaram um ecossistema inovador, aprenderam a apreender, a conviver juntos, a integrar pessoas com uso de tecnologias de gestão, compartilhando o conhecimento dessa produção. Esse espaço de criação circular e produção acadêmica foi alcançado pela atuação docente no processo de observação e escuta dos anseios discentes, na mediação do processo de aprendizagem que requer a valorização do sujeito, sua autonomia e o respeito ao meio ambiente. Resultou em impulsionar o discente a protagonizar a sua história, na aposta de se emancipar, tornando-se profissional empreendedor transformador da sociedade como agente ambiental responsável por suas ações.

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Artigos
Biografia do Autor

Cecília Arlene Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT

Pós-doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2018). Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/Goiás). Mestra em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora Associado IV da UFMT. 

Elisabet Aguirre, Centro Universitário de Várzea Grande, UNIVAG

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação/PPGE da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela UFMT. Professora aposentada adjunto IV da UFMT. Professora aposentada do sistema público da educação básica do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de gestão acadêmica do Ensino Superior em Instituições Públicas e Privadas, exercendo a função de Pró-Reitora de Graduação no Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG desde 2000. 

Keiko Carolina Moraes Sasaki, Centro Universitário Estácio da Bahia, Estácio FIB

Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em MBA Gestão Estratégica pela UFMT. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIVAG.

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