Estratégia Acadêmica no Curso de Administração em Reuso de Resíduos Sólidos Experiência do Fazer-Saber
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Resumo
As expectativas dos estudantes da era digital do curso de Administração e a preocupação com à preservação do meio ambiente exigem novas performances de docentes. A complexidade do problema provoca forte reflexão do papel do professor. Este estudo propõe repensar práticas pedagógicas com sustentabilidade ancoradas em vasto referencial teórico articulada com a metodologia ativa de ensino-aprendizagem baseada em problemas e projetos. Descreve a estratégia desse método em experiência realizada na instituição pública de ensino superior, com a criação da empresa fictícia “PuffPet Indústria Universitária” pelos acadêmicos, com o reuso de garrafas do tipo pet, em puff. Os gestores-estudantes da indústria universitária formaram um ecossistema inovador, aprenderam a apreender, a conviver juntos, a integrar pessoas com uso de tecnologias de gestão, compartilhando o conhecimento dessa produção. Esse espaço de criação circular e produção acadêmica foi alcançado pela atuação docente no processo de observação e escuta dos anseios discentes, na mediação do processo de aprendizagem que requer a valorização do sujeito, sua autonomia e o respeito ao meio ambiente. Resultou em impulsionar o discente a protagonizar a sua história, na aposta de se emancipar, tornando-se profissional empreendedor transformador da sociedade como agente ambiental responsável por suas ações.
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