As Práticas Sustentáveis nas Atividades Técnicas de Secretariado

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Cibelle da Silva Santiago
https://orcid.org/0000-0002-8211-7274
Edilma França da Silva
https://orcid.org/0000-0001-9161-8831
Raul Vitor Oliveira Paes
https://orcid.org/0000-0001-6744-7761

Resumo

Entende-se que as atitudes sustentáveis são comportamentos que levam em consideração a preservação do meio ambiente, bem como a minimização da degradação ambiental provocada pelas organizações. Com isso, problematiza-se como o profissional de secretariado pode estar envolvido nesse contexto, já que ele desempenha atividades-meio de assessoria à organização. Nesse aspecto, este trabalho tem o objetivo de elencar práticas de sustentabilidade que podem ser desempenhadas nas atividades técnicas de Secretariado. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram embasados na pesquisa bibliográfica e exploratória, sob a abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de questionário estruturado no Google Forms aos estudantes de Secretariado no período de 02 a 15 de maio de 2018, e analisados sob o método da análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa são os que, naquele momento, estavam estagiando ou trabalhando, pois era necessário conhecer as suas atitudes de sustentabilidade que são realizadas no ambiente de trabalho. Como principal resultado, tem-se que os estudantes conhecem um pouco o termo sustentabilidade e os R’s de Sustentabilidade, o que contribui para terem atitudes mais sustentáveis e de preservação do meio ambiente. Conclui-se, portanto, que é possível ressignificar o arquivamento de documentos, o atendimento telefônico, o agendamento dos compromissos, o planejamento e organização de viagens, a organização de eventos e o gerenciamento de reuniões com práticas sustentáveis.

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Artigos
Biografia do Autor

Cibelle da Silva Santiago, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB). Mestra em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco (UPE). Especialista em Cerimonial e Protocolo pela Escola Superior de Relações Públicas (ESURP). Graduada em Secretariado Executivo pela UFPE. Professora da UFPB.

Edilma França da Silva, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Raul Vitor Oliveira Paes, Universidade Federal do Pará, UFPA

Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Assessoria Executiva pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduado em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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