As Práticas Sustentáveis nas Atividades Técnicas de Secretariado
Contenido principal del artículo
Resumen
Entende-se que as atitudes sustentáveis são comportamentos que levam em consideração a preservação do meio ambiente, bem como a minimização da degradação ambiental provocada pelas organizações. Com isso, problematiza-se como o profissional de secretariado pode estar envolvido nesse contexto, já que ele desempenha atividades-meio de assessoria à organização. Nesse aspecto, este trabalho tem o objetivo de elencar práticas de sustentabilidade que podem ser desempenhadas nas atividades técnicas de Secretariado. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram embasados na pesquisa bibliográfica e exploratória, sob a abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de questionário estruturado no Google Forms aos estudantes de Secretariado no período de 02 a 15 de maio de 2018, e analisados sob o método da análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa são os que, naquele momento, estavam estagiando ou trabalhando, pois era necessário conhecer as suas atitudes de sustentabilidade que são realizadas no ambiente de trabalho. Como principal resultado, tem-se que os estudantes conhecem um pouco o termo sustentabilidade e os R’s de Sustentabilidade, o que contribui para terem atitudes mais sustentáveis e de preservação do meio ambiente. Conclui-se, portanto, que é possível ressignificar o arquivamento de documentos, o atendimento telefônico, o agendamento dos compromissos, o planejamento e organização de viagens, a organização de eventos e o gerenciamento de reuniões com práticas sustentáveis.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Citas
Antunes, C. K. S.; Arruda, A. S.; Sena, J. L. N. (2018). Técnicas Secretariais: um Estudo nos Subsistemas Secretariais. In: Secretariado Executivo na UFPB: 10 anos Construindo Identidade Intelectual. Mamanguape: Gráfica Editora FeF.
Borba, Mônica Pilz; Otero, Patrícia. (2009). Consumo Sustentável. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, 2009. Recuperado de 11 out 2017 em: https://goo.gl/bDhmgu.
Barbosa, Gisele Silva. (2008). O Desafio do Desenvolvimento Sustentável. Revista Visões. 4. Ed., 4(1), Jan/Jun.
Cavalcante, R. B.; Calixto, P. Pinheiro, M.M.K. (2014). Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Inf. & Soc. Est., João Pessoa, 24(1), p. 13-18.
Consumo Sustentável: Manual de educação. (2005). Brasília: Consumers International/MMA/ MEC/IDEC.
Cordeiro, R. L. de; Giotto, O. T. (2009). Competências Complementares: secretário executivo e administrador. Secretariado Executivo Em Revist@, 5(1). Recuperado de http://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/1776 em: 11 out. 2016.
Coutinho, Elizete. (2016). Proposta de gerenciamento eletrônico de documentos para a coordenação de estágio do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB. Mamanguape: UFPB.
Gerhard, Tatiana Engel; Silveira, Denise Tolfo. (2009). Método de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Gil, A. C. (2006). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Goin, Amanda; Lovizon, Elaídes. (2010). Organização de eventos: diferencial do secretariado. Secretariado Executivo em Revist@. Passo Fundo, 6(6), 3-8.
Maia, F. L.; Oliveira, V. S. (2015). Secretário em pauta: técnicas de assessoria e métodos de organização. Curitiba: InterSaberes.
Medeiros, J. B.; Hernandes, S. (2010). Manual da Secretária: técnicas de trabalho. 12. ed. São Paulo: Atlas.
Neiva, E. G.; D'elia, M. E. S. (2009). As novas competências do profissional de secretariado. 2. ed. São Paulo: IOB.
Mikhailova, Irina. (2004). Sustentabilidade: evolução dos conceitos teóricos e os problemas da mensuração prática. Revista Economia e Desenvolvimento, 0(16).
Moreira, K., Rodrigues, L., Dalmau, M., & Costa, A. (2020). Metodologia para o desenvolvimento de competências secretariais no contexto da gestão universitária. Revista de Gestão e Secretariado, 11(1), 151-175. doi: https://doi.org/10.7769/gesec.v11i1.1043
Paes, R.V.O.; Mercês, F. M. das. (2012). A Evolução das Técnicas Secretariais e da Gestão Secretarial. In: Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado. Macapá, 5, Anais eletrônicos.
Pimenta, Handson Cláudio Dias. (2010). Sustentabilidade empresarial: práticas em cadeias produtivas. Natal: IFRN Editora.
Reis, Amanda L.; Bandos, Melissa F. C. (2012). A Responsabilidade Social de Instituições de Ensino Superior: Uma Reflexão Sistêmica Tendo em Vista o Desenvolvimento. Revista Gestão & Conhecimento, Edição Especial.
Santos, M. D. Eventos verdes. (2011). In: Matias, Marlene (org.). Planejamento, organização e sustentabilidade em eventos culturais, sociais e esportivos. Barueri, SP: Manole.
Santos, M. E. M. dos; Durante, D. G. (2010). Profissão de Secretariado: enfoque na atuação estratégica. In: Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo. Toledo, 1, Anais eletrônicos.
Santiago, Cibelle da S. (2014). Gestão para sustentabilidade em eventos: uma análise na atuação das empresas organizadoras de eventos da região metropolitana do Recife, na dimensão ambiental. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável). Recife: Universidade de Pernambuco.
Santiago, Cibelle da S.; DIAS, Simone. (2016). A Formação de Secretários Executivos Ambientalistas: A Prática Na Organização De Eventos Sustentáveis. In: Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado, 8, Florianópolis, Anais Eletrônicos. Florianópolis: UFSC/Abpsec.
Teixeira, Melissa Araújo. (2014). Gestão Hoteleira Sustentável: um estudo com os meios de hospedagem do município de Tamandaré, litoral sul do estado de Pernambuco, Brasil. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável). Recife: Universidade de Pernambuco.
Veiga, Denize R. (2010). Guia de secretariado: técnicas e comportamento. 3. ed. São Paulo: Érica.