Caminhos às Pesquisas Conceituais na Área de Secretariado Executivo Uma Proposta Teórico-metodológica à Luz do Construtivismo

Conteúdo do artigo principal

Maricilene Isaira Baia do Nascimento
https://orcid.org/0000-0003-2932-5135
Roberto Paulo Bibas Fialho
https://orcid.org/0000-0002-6433-6983

Resumo

O objetivo do artigo foi construir uma discussão teórica para propor caminhos para pesquisas conceituais na área de Secretariado Executivo, à luz do construtivismo. As propostas foram construídas a partir dos princípios da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, destacando as condições pelas quais podem ser trabalhados campos conceituais na prática secretarial. O quadro referencial trouxe a discussão da literatura sobre a necessidade conceitual em investigações na área de secretariado, visando propor caminhos teóricos para essa área. Além disso, o objetivo foi dialogar com propostas de autores da área, interpretando-os com outros autores da filosofia. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica e crítico-dialética. As conclusões são que, para investigar conceitos usados e criados na prática secretarial, os pesquisadores não podem estudar apenas um conceito isolado e em apenas uma situação. A prática secretarial inter-relaciona múltiplas teorias/conceitos/ferramentas/atividades, manipuladas em diferentes situações, criando campos conceituais a serem trabalhados nas investigações da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maricilene Isaira Baia do Nascimento, Universidade de Brasília, UnB

Doutoranda em Ciência Política no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (Ipol/UnB). Mestra em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA). Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Roberto Paulo Bibas Fialho, Universidade do Estado do Pará, UEPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará (PPGECM/UFPA). Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela União das Escolas Superiores do Pará. Professor adjunto na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e professor titular da Faculdade de Estudos Avançados do Estado do Pará (FEAPA).

Referências

Albernaz, C. B. L. (2011). O Secretário Executivo como gatekeeper da informação (Tese doutoral). Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

Bachelard, G. (1996). A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento, Rio de Janeiro: Contraponto. Tradução: Estela dos Santos Abreu.

Bíscoli, F. R. V. (2012). A evolução do secretariado executivo: caminhos prováveis a partir dos avanços da pesquisa científica e dos embates teóricos e conceituais na área. In Durante, D. G. (org.). Pesquisa em secretariado: cenários, perspectivas e desafios. Passo Fundo, RS: UPF, 37-74.

Demo, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

Dussaulx, P. (1972). O secretariado-geral. Lisboa: Clássica.

Fialho, P. R. B. (2013). A Matemática do sensível pelas mãos do artesão: marcas da aprendizagem matemática e da cultura material dos ceramistas de Icoaraci. (Tese doutoral). Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará.

Figueroa, P. S., & Otero, M. R. (jul 2011). Nociones Fundamentales de La Teoría de los Campos Conceptuales. Revista Electónica de Investigación em Educación en Ciencias, 6(1), 1-14.

García, R. (2002). O conhecimento em construção: das formulações de Jean Piaget à teoria de sistemas complexos. Porto Alegre (RS): Artmed.

Hoeller, P. A. F. (2006). A natureza do conhecimento em secretariado executivo. Expectativa, 5(5), 139-145.

Japiassu, H. (1986). Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

Moreira, M. A. (2002). A Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, o ensino de Ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências, 7(1).

______. (out. 2010). ¿Por qué conceptos?. ¿Por qué aprendizaje significativo?. ¿Por qué actividades colaborativas?. ¿Por qué mapas conceptuales?. Qurriculum, 23, 9-23.

Nascimento, E. P. (2012). Pesquisa aplicada e interdisciplinaridade: da linguística ao secretariado. In Durante, D. G. (org.). Pesquisa em secretariado: cenários, perspectivas e desafios. Passo Fundo, RS: UPF, 98-118.

Nonato Júnior, R. (2009). Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação da ciência das assessorias. Fortaleza: Expressão Gráfica.

Pádua, G. L. D. (2009). A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, 2(1), 22-35.

Sabino, R. F., & Marchelli, P. S. (Dez 2009). O debate teórico-metodológico no campo do secretariado: pluralismos e singularidades. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, 7(4), 607-621.

Vaz, C. F. M., & Durante, D. G. (2011) Gestão do conhecimento secretarial e suas implicações para a organização. Secretariado Executivo em Revist@, 7(7), 49-63.

Vergnaud, G. (1990). La Teoría de los Campos Conceptuales. Recherches em Didáctique des Mathématiques, 10 (23), 133-170.

______. The Teory of Conceptual Fields. (abr. 2009). Human Development. Basel, 52(2), 83-94.

Wachowicz, L. A. (jan./jun. 2001). A Dialética na pesquisa em Educação. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, 2(3), 171-181.