A Intensificação do Trabalho Docente no Ensino Superior Público Federal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo pretende apresentar alguns resultados da pesquisa de tese sobre a intensificação do trabalho docente de Ensino Superior Público (Maia, 2014), dando ênfase às condições objetivas de trabalho. Ao analisar o trabalho docente, constatou-se que, no cotidiano dos professores, está presente o encurtamento dos seus prazos na realização das múltiplas atividades (ensino, pesquisa, gestão e extensão) e a ampliação constante dos tipos de atividades, que resulta em um processo de intensificação. Da mesma forma, o trabalho excessivo caracterizado pela diversidade de atividades realizadas dentro e fora do espaço de trabalho configura outro processo relacionado ao trabalho do professor: a flexibilização. Para esta análise, optamos por uma abordagem qualitativa, e o campo empírico se constitui por um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná. A aproximação com o locus do trabalho dos professores se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, com professores doutores em regime de dedicação exclusiva. Os resultados apontam que houve um processo de intensificação, individual e coletivo, e de flexibilização das atividades, que se manifesta no cotidiano dos professores, na organização e nas dinâmicas do trabalho, que são implementadas a partir de um movimento externo (políticas públicas, processos de gestão, reconfigurações do trabalho), mas que se consubstanciam pelas mãos dos atores internos da instituição e do campo acadêmico.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
Cardoso, A. C. M. (2009). Tempos de Trabalho, tempos de não trabalho: disputas em torno da jornada do trabalhador. São Paulo: Annablume.
Cartron, D., & Gollac, M. (2003). Intensité et conditions de travail. 4 pages, (58).
Cordeiro, M. C. (2013). “Você tem tempo?” Uma análise das vivências temporais dos cientistas sociais na sociedade contemporânea [Tese de doutorado em Sociologia e Antropologia]. UFRJ, Rio de Janeiro.
Dal Rosso, S. (2008). Mais trabalho!: a intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo Editorial.
Dal Rosso. S. (2011). Intensificação do labor docente. In: J. R. Silva Júnior, A. M. Catani, MENEGHEL, S. M. (Org.). A cultura da universidade pública brasileira: mercantilização do conhecimento e certificação em massa. (9-28), São Paulo: Xamã.
Davezies, P. (2007). Intensification. Danger: le travail rétréci. Santé et travail, (57), 30-33.
Harvey, D. (1993). A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola.
Maia, F. L. (2014). O Paradoxo da Intensificação: uma análise do trabalho dos professores de ensino superior público federal [Tese de doutorado em Sociologia]. UFPR. Curitiba.
Mancebo, D. (2008). Trabalho docente: novos processos de trabalho e resistência coletiva. Recuperado de: http://nupet.iesp.uerj.br/arquivos/mancebo.pdf