Secretariado Internacional uma Investigação sobre o Trabalho Remoto durante a Pandemia da COVID-19

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Rodrigo Muller
https://orcid.org/0000-0001-9877-7122
Fernanda Landolfi Maia
https://orcid.org/0000-0003-3037-3388
Samantha Fröhlich
https://orcid.org/0000-0003-3679-8870
Jefferson Sampaio de Moura
https://orcid.org/0000-0002-0439-9819

Resumo

Em função das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a respeito do isolamento social, como tentativa de contenção do vírus causador da COVID-19, trabalhadores em esfera global passaram a realizar suas atividades laborais a distância, incluindo os de secretariado. Nesse contexto, este estudo apresenta dados da pesquisa “New configuration for Executive Secretariat Assistant a view on the remote work for teleworking and home office”, acerca do trabalho remoto na área do secretariado internacional, realizado a partir do cenário da pandemia da COVID-19. O objetivo geral é identificar os principais aspectos da reorganização internacional do trabalho na área secretarial, no contexto da crise sanitária supramencionada. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter exploratório, com a participação de 41 profissionais que atuam em seis países e que responderam a um questionário virtual composto por 44 questões distribuídas em três partes: personal data, professional trajectory e workday. Os resultados apontam para mudanças na execução das atividades laborais, identificando-se, em alguns casos, o aumento dos fluxos de trabalho, a demanda por novos aprendizados relacionados às tecnologias utilizadas, a intensificação e a flexibilização do trabalho.

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Artigos
Biografia do Autor

Rodrigo Muller, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Tecnologia e Sociedade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Possui especialização em Metodologia da Educação para o Ensino Superior (OPET). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

Fernanda Landolfi Maia, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação pela PUC/PR com enfoque em Formação Continuada, Prática Pedagógica e Ensino Superior. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2013) e Secretariado Executivo pela Faculdade Internacional de Curitiba (2004). É professora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná. 

Samantha Fröhlich, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Estudante de Doutorado em Administração (PPGADM) com foco na linha de pesquisa de Estratégia e Análise Organizacional (EAO) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Jefferson Sampaio de Moura, Instituto Federal de Brasília - IFB

Doutorando em Política Social pela Universidade de Brasília - UnB. Possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngue pela Faculdade Jesus Maria José (2012), graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Brasília (2016) e mestrado em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (2017).

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