Políticas Públicas para Educação Superior (1990-2012) Reflexões Sobre o Impacto na Oferta de Cursos de Secretariado Executivo em Instituições Privadas

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Yana Nascimento de Oliveira
Daniela Giareta Durante
https://orcid.org/0000-0001-9353-0905
Conceição Barros
https://orcid.org/0000-0002-4515-5829

Resumo

O Brasil registrou expansão acelerada de Instituições de Ensino Superior privadas na década de 1990. Este movimento também ocorreu no curso de graduação em Secretariado Executivo, que registrou maior expansão entre os anos 1997 e 2007 e, posteriormente, passou por período de redução gradativa na quantidade de cursos em funcionamento, entre 2009 e 2012. Tal discussão despertou para o objetivo desta pesquisa em analisar o impacto de políticas públicas para a educação superior, no período 1990-2012, na oferta de cursos de Secretariado Executivo em instituições privadas do Brasil. Metodologicamente, recorreu-se à abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisados os seguintes programas educacionais: Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e Programa Universidade para Todos. Os resultados indicam que as políticas públicas analisadas impactaram na oferta de cursos tanto no que se refere à criação quanto à extinção. Os programas oportunizaram a ampliação da oferta da formação superior em um contexto de expansão exorbitante, no qual prevalecia, principalmente, o interesse econômico. As instituições privadas corresponderam ao estímulo do retorno financeiro a curto prazo sem, no entanto, a preocupação e garantia da continuidade da oferta formativa. À proporção que o Estado oferecia às instituições meios de aderirem aos programas e financiamentos, também punha em risco a qualidade do ensino ofertado.

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Artigos
Biografia do Autor

Yana Nascimento de Oliveira, Universidade Federal do Ceará, UFC

Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará. 

Daniela Giareta Durante, Universidade Federal do Ceará, UFC

Doutoranda em Administração e Controladoria (PPAC) na Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngüe, especialização em Pedagogia empresarial e em Gestão secretarial e mestrado em Desenvolvimento, na linha de pesquisa de Gestão de organizações para o desenvolvimento. É professora efetiva do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve pesquisas em torno dos seguintes temas: formação do secretário executivo, atuação profissional do secre´t´ario executivo, aprendizagem nas organizações, teorias da prática, gestão secretarial e pesquisa em secretariado. É membro fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Faz parte do Banco de Avaliadores de Cursos do INEP

Conceição Barros, Universidade Federal do Ceará, UFC

Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Polítias Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) da UFC. Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFC.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (GEPES) da UFC. Coordena Projeto de Pesquisa Financiado pela FUNCAP (Bolsa), no Programa de Iniciação à Pesquisa PIBIC - UFC. Desenvolve pesquisas científicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e formação docente, Educação Superior, Educação em Secretariado, Responsabilidade Social Universitária e Organizacional, Políticas Públicas para Educação Superior, Assessoria e Gestão Organizacional e Secretarial

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