Cenário das Práticas Administrativas em Acessibilidade e Internacionalização nas Universidades das Regiões Sul e Sudeste

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Milene Gehling Liska
https://orcid.org/0000-0003-4025-5385
Márcia Barros de Sales

Resumo

Este artigo objetiva mapear as práticas administrativas referentes à acessibilidade e à internacionalização, divulgadas nos sites das Instituições de Ensino Superior (IES) contempladas no edital CAPES-PrInt 2017. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, caracterizando-se como descritiva e exploratória, que foi conduzido por meio de análise documental. A amostra intencional e não-probabilística compreendeu as dezesseis IES das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Entre os resultados obtidos, em 14 IES da amostra, foram identificadas 52 práticas administrativas em acessibilidade, tais como: políticas, plano de ação, projetos de pesquisa, laboratórios de pesquisa e de tecnologias assistivas. Constatou-se, ainda, que, nos sites de 10 das 16 IES analisadas, não foram encontradas nenhum tipo de divulgação de práticas em Internacionalização.

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Artigos
Biografia do Autor

Milene Gehling Liska, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e Especialista em Arquitetura Comercial pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Atualmente, arquiteta e aubanista do Institutto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre.

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