Contribuições Teóricas sobre o Estudo de Redes de Conhecimento Interorganizacionais

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Rodrigo Müller
https://orcid.org/0000-0001-9877-7122
Faimara do Rocio Strauhs
https://orcid.org/0000-0002-4013-2724

Resumen

As redes de conhecimento (RC) interorganizacionais podem ser vistas como espaços de interação entre os mais variados grupos e/ou segmentos da sociedade, visando à cooperação, ao compartilhamento de informações, aos recursos, aos conhecimentos e às experiências. A existência das RC nos mais variados ambientes pode auxiliar organizações e indivíduos nos processos de compartilhamento e de criação de novos conhecimentos. Nesse contexto, esta pesquisa busca identificar as características das redes de conhecimento e investigar como ocorre a criação do conhecimento dessas redes. A pesquisa desenvolve-se sob a metodologia teórico-exploratória, buscando identificar na literatura específica, por meio de uma pesquisa bibliométrica, os principais constructos da área, bem como as características dos ambientes de cooperação. Após a coleta de dados e a análise prévia dos materiais encontrados, verificou-se que o estudo das RC é recente e possui, ainda, poucos trabalhos. No cenário brasileiro, a pequena quantidade de trabalhos encontrados demonstra que o tema é incipiente, carecendo de estudos e pesquisas direcionadas ao cenário nacional. Já no campo internacional, vê-se uma maior quantidade de trabalhos publicados, no entanto com poucas abordagens empíricas. Após estas análises é possível perceber que as RC são dinâmicas e dependem da criação de laços de confiança entre as organizações participantes. É possível ainda identificar que a maioria das redes atuais se configura a partir da identificação de necessidades semelhantes entre empresas diferentes, o que indica uma posição de abertura dessas organizações para o trabalho conjunto e o compartilhamento de recursos, informações e conhecimentos.

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Artigos
Biografía del autor/a

Rodrigo Müller, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Doutorando em Tecnologia e Sociedade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Metodologia da Educação para o Ensino Superior pela Faculdade OPET. Graduado em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Faimara do Rocio Strauhs, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou seu pós-doutorado no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC-Porto), em Portugal. Atualmente é professora Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná.

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