O Papel da Universidade na Integração dos Territórios Fronteiriços Internacionais O Caso da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

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Ivor Prolo
https://orcid.org/0000-0001-6220-7507
Fernanda Geremias Leal
https://orcid.org/0000-0002-1716-2060
Manolita Correia Lima
https://orcid.org/0000-0001-6852-2997
Gonçalo Canto Moniz
https://orcid.org/0000-0002-1890-1953

Resumo

O propósito deste artigo é compreender o papel social que a universidade pode exercer na integração internacional de territórios de fronteira. As questões que orientam esta pesquisa são: quais as relações de pertencimento construídas pelos atores internos da universidade? Qual estratégia pode colaborar com a integração da universidade no território de fronteira? O estudo considerou o caso da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), fundada em 2010, com a finalidade de integração regional a nível internacional e localizada em uma região de tríplice fronteira entre as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai). Os principais resultados retratam três fases pela qual se constituiu a integração ao território: estranhamentos no território; construção identitária; e relações de pertencimento, com especial contribuição da extensão universitária.

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Artigos
Biografia do Autor

Ivor Prolo, Universidade do Estado do Mato Grosso, UNEMAT

Doutor em Administração na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Mestre Profissional em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduado em Turismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT).

Fernanda Geremias Leal, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com doutorado-sanduíche no Center for International Higher Education (CIHE), Boston College (BC), Estados Unidos. Mestra em Administração e bacharel em Secretariado Executivo Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tecnóloga em Comércio Exterior pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). É secretária executiva na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC. 

Manolita Correia Lima, Escola Superior de Marketing e Propaganda, ESPM

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Sociologia dos Espaços Construídos pela Université Paris Diderot (França). Graduada em Ciências Sociais pela Université Sorbonne Nouvelle (França). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). 

Gonçalo Canto Moniz, Universidade de Coimbra, UC

Doutor pela Universidade de Coimbra com a tese "O Ensino Moderno da Arquitectura. A Reforma de 57 e as Escolas de Belas Artes em Portugal (1931-69)". Licenciado em Arquitectura  no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), onde é Professor Auxiliar e editor da revista JOELHO.  Investigador do Núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura (CCArq) e membro da Direcção Executiva do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (UC). 

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