O Humor como Estratégia de Satirização do Cotidiano Secretarial Questões de Gênero (Social e Textual/Discursivo) Imbricadas no Curso “Atención Telefónica”
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Resumo
O humor tem sido pauta de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento como a Filosofia, a Sociologia, a Psicanálise e a Linguística, mesmo que em cada uma delas os objetivos de estudo sejam diferenciados. Em se tratando do Secretariado, é comum veem-se pela internet piadas, cartuns, charges, quadrinhos, dentre outros, envolvendo o trabalho e/ou as próprias secretárias. Tendo em vista tais afirmativas, pergunta-se: No gênero textual newsletter, quais são as estratégias de satirização do cotidiano secretarial percebidas a partir da conexão entre humor e gênero (social/textual/discursivo)? O objetivo geral deste trabalho é conhecer como se estabelece a construção das estratégias de satirização do cotidiano secretarial na newsletter “Los trucos de Erika”. A fundamentação teórica do trabalho está pautada em autores como Raskin (1985, 1987, 1991), Propp (1992), Minois (2003), Bergson (2007) etc. Sobre os aspectos metodológicos, o estudo é qualitativo na abordagem do problema, exploratório no objetivo e documental quanto aos procedimentos técnicos adotados. O corpus é constituído por nove lições do curso “Atención Telefónica”, recebidas por e-mail, na newsletter “Los trucos de Erika”, entre 13 de fevereiro a 9 de março de 2017, a partir do cadastro no blog espanhol “Anécdotas de Secretarias”. Com base nas análises realizadas, foi possível constatar que as estratégias de humor empregadas partem da utilização da personagem-símbolo, Erika Martin, das sátiras ao comportamento das trabalhadoras nos escritórios e seus desdobramentos com os chefes/colaboradores/clientes e da metalinguagem como forma de criticar a própria prática.
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