A Influência da Formação Empreendedora na Carreira dos Egressos do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Unioeste
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Manter-se atualizado e investir em novos nichos de atuação são fatores preponderantes para todos os profissionais, a exemplo dos que atuam na área de Secretariado Executivo. Assim, o curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Unioeste (SET) oferta a disciplina de Empreendedorismo em sua grade curricular, com o intuito de desenvolver e ampliar o leque de atuação dos profissionais. Neste contexto, este estudo busca, como objetivo central, investigar a inserção dos egressos do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Unioeste, formados no período de 2017 a 2019 (59 egressos) no campo do empreendedorismo. Para tanto, aplicou-se um questionário a estes egressos e constatou-se que 20,33% deles constituíram seu próprio negócio. Além disso, os resultados ainda apontaram que a disciplina de Empreendedorismo contribuiu com o desenvolvimento das habilidades empreendedoras dos egressos, com destaque para a criatividade. Em relação ao motivo que levou os egressos a abrirem os empreendimentos, a maioria afirmou buscar satisfação pessoal e ter maior autonomia.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
Antonello, C. S. & Dutra, M. L. S. (2005). Projeto pedagógico: uma proposta para o desenvolvimento de competências de alunos do curso de administração, com foco no empreendedorismo. In: Anais do 29º Enanpad – Encontro Científico de Administração, Brasília, Brasil.
Barbosa, S. M. C. & Durante, D. G. (2013). Secretariado Executivo e Empreendedorismo: Realidade ou Utopia? GeSec - Revista de Gestão e Secretariado, v.18, 56-74.
Bendor, M., Lenzi, F. C. & Sousa, A. M. R. (2018). Ensino de empreendedorismo e potencial empreendedor em uma instituição de ensino superior. In Anais do 10º EGEPE–Encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, São Paulo, Brasil.
Brasil (2005). Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/cne/pdf/rces003_05.pdf. Acesso em: 15 de janeiro de 2021.
Cavallaro, G. M. & Krakauer, P. V. C. (2018). Ensino de empreendedorismo por projeto interdisciplinar na graduação. In: Anais do 10º EGEPE – Encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, São Paulo, Brasil.
Costa, J. S. & Costa, R. T. (2015). O curso de secretariado executivo como agente de formação de empreendedores. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. v.13, 69-82.
Cualheta, L. P., Abbad, G., Faiad, C. & Borges Junior, C. V. (2018). Competências empreendedoras no contexto do ensino superior: construção de uma escala de avaliação. In: Anais do 10º EGEPE – Encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, São Paulo, Brasil.
Dolabela, F. (1999). Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura Editora.
Dolabela, F. (2003). Pedagogia empreendedora: o ensino de empreendedorismo na educação básica, voltado para o desenvolvimento social sustentável. São Paulo: Sextante.
Dornelas, J. C. A. (2008). Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Elsevier.
Ferreira, P. G. G. & Mattos, P. L. C. L. (2003). Empreendedorismo e práticas didáticas nos cursos de graduação em administração: os estudantes levantam o problema. In: Anais do Enanpad - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Maringá, Paraná.
Filion, Louis Jacques. (1999). Empreendedorismo: empreendedores e proprietários--gerente de pequenos negócios. Revista de Administração da USP, v.14, 6-28.
Hartman, A. (2006). Avaliação da cultura intraempreendedora: desenvolvimento e teste de uma metodologia. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção (PPGEP), Universidade Tecnológica do Paraná, Ponta Grossa.
Medeiros, J. B. & Hernandes, S. (2009). Manual da secretária. São Paulo: Atlas.
Moura, P., Cielo, I. & Schmidt, C. (2011). Formação empreendedora: uma análise nos cursos de secretariado executivo. Secretariado Executivo em Revista, v.12, 79-91.
Neck, H. M. & Greene, P. G. (2011). Entrepreneurship Education: Known Worlds and New Frontiers. Journal of Small Business Management, v.15, 55-70.
Neiva, E. G. & D’Elia, M. E. S. (2009). As novas competências do profissional de secretariado. São Paulo: IOB A. Thomson.
Seelig, T. L. (2005). Entrepreneurship Education Around the World. http://stvp.stanford.edu/presentations/Global_E-ship_Education.pdf. Acesso em 09 de julho de 2019.
Sousa, A. M. R., Souza, R. S., Bizarria, F. P. A. & Lima, A. O. (2018). Formação empreendedora na perspectiva da aprendizagem baseada em projetos: relato de experiência em uma instituição de ensino superior no Ceará. In: Anais do 10º EGEPE–Encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, São Paulo, Brasil.
Souza, E., Souza, C., Assis, S. & Zerbini, T. (2004). Métodos e técnicas de ensino e recursos didáticos para o ensino do empreendedorismo em IES brasileiras. In: Anais do Enanpad - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Curitiba, Paraná, Brasil.
Pereira, S. R. G. & Büllau, H. (2009). Escritórios virtuais: uma opção de prestação de serviços secretariais. In: Durante, Daniela G. & Fávero, Altair A. Gestão Secretarial: formação e atuação profissional. Passo Fundo: UPF editora.
Ruiz, S. M. A. & Martens, C. D. P. (2018). Proposição de modelo teórico para estudo de universidades empreendedoras. In Anais do 10º EGEPE–Encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. São Paulo, Brasil.
Volkmann, C., Wilson, K. E., Mariotti, S., Rabuzzi, D., Vyakarnam, S. & Sepulveda, A. (2009). Education the Next Wave of Entrepreneurs: Unlocking entrepreneurial capabilities to meet the global challenges of the 21st century. A Report of the Global Education Initiative. Switzerland: World Economic Forum. http://www.heqco.ca. Acesso em 20 de novembro de 2017.