Gestão de Processos na Administração Pública Estudo a Partir do Processo de Solicitação e Pagamento de Diárias no Coren-CE

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Francisco Alexandre de Sousa Rocha
Daniela Giareta Durante

Resumo

A gestão de processos de negócios visa o aprimoramento dos processos organizacionais e sua inserção nas instituições públicas ainda é tímida. A gestão pública brasileira carece de eficiência nos processos de trabalho. Assim, este estudo objetiva propor melhorias no processo de solicitação e pagamento de diárias no Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), utilizando o modelo Business Process Model and Notation (BPMN). Quanto ao procedimento metodológico, trata-se de um estudo de caso no processo em questão, cujos dados foram obtidos por meio de documentos e entrevistas e tratados mediante análise de conteúdo. O processo foi mapeado e analisado, sendo identificados quatro problemas: 1) demora na conclusão das atividades; 2) sobrecarga de tarefas; 3) documentos pendentes ou com erros; e 4) pendência de assinaturas nos documentos. Uma vez que se aplicou a técnica dos 5 Por quês, a causa raiz de cada um dos problemas foi identificada. Com isso, o processo foi redesenhado acrescentando etapas que visam eliminar os entraves identificados. O estudo reafirma a contribuição da gestão de processos na melhoria dos processos de trabalho, especialmente na esfera pública, e destaca a atuação do secretário executivo na gestão de processos organizacionais e agente impulsionador de melhorias.

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Biografia do Autor

Daniela Giareta Durante, Universidade Federal do Ceará, UFC

Doutorado em Administração e Controladoria (PPAC) na Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Desenvolvimento, na linha de pesquisa de Gestão de organizações para o desenvolvimento, pela Unijuí, Especialização em Pedagogia empresarial e em Gestão secretarial e graduação em Secretariado Executivo, pela UPF. É professora efetiva do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve pesquisas com foco na formação e atuação profissional do secretário executivo e, no campo dos estudos organizacionais. Concentra seus estudos em torno das seguintes temáticas: sustentabilidade nas organizações, aprendizagem nas organizações, teorias da prática, gestão secretarial e pesquisa em secretariado. Atuou 10 anos como secretária secretária e, desde 2004, como professora no ensino superior. É membro fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Foi vice-presidente da ABPSEC gestão 2013-2015. Foi membro da Comissão Assessora do Enade/Inep na área de Secretariado Executivo 2012-2014. Faz parte do Banco de Avaliadores de Cursos do INEP. ORCID 0000-0001-9353-0905

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