Reflexões Introdutórias sobre as Características do Pensamento Científico na História Ocidental da Razão Clássica à Complexidade Pós-Moderna

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Rúbia Wanessa dos Reis Cruz
https://orcid.org/0000-0002-6411-0941
Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia
https://orcid.org/0000-0002-6967-0550
Alberto Santos Arruda
https://orcid.org/0000-0003-3566-8169

Resumen

A história da ciência busca compreender o processo de estruturação e de transformação do pensamento científico ao longo do tempo, em meio a uma sucessão interminável de cenários matizados por eventos culturais, econômicos e políticos, que não serão, aqui, abordados. Dentre outras abordagens possíveis, o objetivo desta reflexão qualitativa, bibliográfica e exploratória é destacar, de forma não exaustiva e não universal, as características dos pressupostos epistemológicos que emergiram na ciência em diferentes eras históricas. Adotando-se a concepção da estrutura das revoluções científicas proposta por Thomas Kuhn como componente sustentador, o trabalho apresenta as perceptíveis transformações do pensamento científico desde o classicismo racional até a complexidade requerida pela ciência atual. Termina-se por assumir que a complexificação anunciada pela pós-modernidade não faz dela um modelo ideal de se fazer ciência, que outras transformações vieram a reboque e que a própria noção de complexidade admite a coexistência dos diferentes paradigmas historicamente apresentados.

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Artigos
Biografía del autor/a

Rúbia Wanessa dos Reis Cruz, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Pernambuco.

Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Especialista em Informação Tecnológica e Bacharel em Biblioteconomia, amboa pela Universidade Federal de Pernambuco.

Alberto Santos Arruda, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba.

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Mestre e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba.

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