O Impacto do Estágio Supervisionado para a Formação dos Secretários Executivos

Contenido principal del artículo

Israel Ferreira de Lucena
https://orcid.org/0000-0002-3701-9720
Cibelle da Silva Santiago
https://orcid.org/0000-0002-8211-7274

Resumen

Uma das atividades que mais permitem ao estudante universitário aplicar a teoria à prática é o estágio. A problemática deste estudo é sobre o aprendizado adquirido por meio do estágio supervisionado, o qual é motivo de inquietações e indagações por parte de alguns universitários, sobre conseguir colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos e os impactos do estágio na formação profissional. Com isso, o objetivo geral é investigar o impacto que o estágio tem para a formação profissional do secretário executivo. Os procedimentos metodológicos pautaram-se nas pesquisas exploratória e descritiva, com a abordagem qualitativa, juntamente com o método do estudo de caso. Os sujeitos desta pesquisa empírica são os estudantes de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco que atuaram como estagiários no semestre 2019.2, tendo uma amostra de 40 discentes. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário gerado no formulário online do Google Forms. Os dados foram discutidos sob a análise de conteúdo de Bardin (2006), criando três categorias: 1) o estágio como uma relação entre a teoria e a prática; 2) o estágio para o desenvolvimento de competências profissionais; 3) o estágio como aprimoramento no uso das técnicas secretariais. Os resultados apontam que o estágio supervisionado provoca impactos positivos na formação do estudante, já que ele é capaz de desenvolver competências e promover a aplicabilidade de conhecimentos técnicos adquiridos em sala de aula. Conclui-se que a experiência no campo do estágio trouxe competências pessoais e profissionais aos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Israel Ferreira de Lucena, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo (2016), do Eixo Tecnológico, Turismo, Hospitalidade e Lazer com habilitação nível América Látina (Ser Educacional). Graduando em Produção Publicitária (2016.2-atual) pela FACOTTUR/Olinda. Bacharelando em Secretariado Executivo (2017.2 - atual) na UFPE/Recife. Membro do Grupo Interdisciplinar Latinoamericano de Estudos e Pesquisa em Secretariado Executivo (GILESEC) / UFPB, onde possui pesquisas na área da atuação e formação do estudante de Secretariado Executivo. Foi coordenador de Infraestrutura do Diretório Acadêmico de Secretariado Executivo (DASEC) na UFPE (2018.2 - 2019.2). Atualmente  é Coordenador Geral do Diretório Acadêmico de Secretariado Executivo (DASEC) na UFPE (2021.1 - 2022.1). É Assessor Parlamentar Especial no Gabinete do Vereador Jojó Guerra, na Câmara Municipal de Olinda (primeira casa legislativa do Brasil) (2021-2024). É  músico em eventos religiosos, corporativos e festivo

Cibelle da Silva Santiago, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Professora na Universidade Federal da Paraíba Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB) Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (FCAP/UPE) Graduação em Secretariado Executivo (UFPE)

Citas

Andrade, M. M. d. (2009). Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: Elaboração de Trabalhos na Graduação (9th ed.). Atlas.

Andrade, M. N. d., Araújo, L. d. C. d. A., & Lins, L. C. S. (1989, dez). Estágio Curricular: Avaliação de Experiência. Revista Brasileira de Enfermagem, 42(1-2-3-4), 27-41.

Bardin, L. (2006). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Barreto, C. S. (2006). Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Licenciatura em Matemática como parte da exigência da disciplina Estágio Supervisionado I. Relatório do Estágio Supervisionado I. Retrieved Jan 07, 2020, from https://robertaferreira.files.wordpress.com/2010/04/relatorio-de-estagio-c-s-barreto1.pdf

Barros, B., Alves, E., & Araújo, R. (2014). Estágio Supervisionado em Secretariado executivo: A Visão do Graduando Concluinte. Revista de Gestão e Secretariado, 5(2), 179-198.

Bilert, V. S. d. S., Biscoli, F. R. V., & Vigorena, D. A. L. (2011). Contribuição do Estágio Extracurricular para a Formação Profissional: Um Estudo no curso de Secretariado Executivo na UNIOESTE – Campus de Toledo/PR. Revista Expectativa, 10(1), 43– 60.

Bond, M. T., & Oliveira, M. d. (2013). Secretário como Cogestor. InterSaberes.

Bortolotto, M. F. P., & Willers, E. M. (2005). Profissional de Secretariado Executivo: Explanação das Principais Características que Compõem o Perfil. Revista Expectativa, 4(1), 45-56.

Bueno, G. D. R. (2011). Estágio Supervisionado: Compromisso na Formação. X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6227_3229.pdf

Buriolla, M. A. F. (2001). O Estágio Supervisionado (3rd ed.). Cortez Editora.

Freitas Filho, F. (1988, janeiro-fevereiro). Nada Mais Prático que Uma Boa Teoria. Revista do Serviço Público - RSP, 116(1), 14-15.

Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. RAC – Revista de Administração Contemporânea, 5(spe), 183-196.

Giorni, S. (2019). Consultoria: Um Pilar do Profissional de Secretariado (2nd ed., Vol. Revista e Ampliada). Ophicina de Arte & Prosa.

Gomes, A. S., & Gomes, C. R. A. (2019). Classificação dos Tipos de Pesquisa em Informática na Educação. In Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa (Capitulo 4 ed., Vol. 1). SBC. https://metodologia.ceie-br.org/livro-1/

Hernandes, S., & Medeiros, J. B. (2010). Manual da Secretária - Técnicas de Trabalho (12th ed.). Atlas.

Jorge, M. M., & Andrade, M. C. d. (2019). O Valor do Estágio na Qualificação Profissional: Estágios do Curso de Psicologia Coração Eucarístico. Pretextos - Revista Da Graduação Em Psicologia Da PUC Minas, 4(7), 175-183.

Kulcsar, R. (2012). O Estágio Supervisionado como Atividade Integradora. In A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado (24th ed., pp. 57-67). Papirus.

Lima, D., & Pereira, O. (2014). Contribuições do Estágio Supervisionado para a Formação do Profissional de Enfermagem: Expectativas e Desafios. Revista Enfermagem Contemporânea, 3(2).

Lima, M. S., & Pimenta, S. G. (2006). Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis Pedagógica, 3(3 e 4), 5-24.

Machado, A. P. (2009). Resiliência: Conceituação e Discussão. Revista Virtú - ICH, (9).

Nonato Júnior, R. (2009). Epistemologia e Teoria do Conhecimento em Secretariado Executivo (1st ed.). Expressão Gráfica.

Paes, R. V. O., & Mercês, F. M. d. (2012). A Evolução das Técnicas Secretariais e da Gestão Secretarial. Anais do 5º Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado, 45-60.

Penteado, A. d. L., Luz, A. S. D., Oliveira, G. W. D. B., & Jacinski, L. (2017). Análise social dos alunos da UTFPR Câmpus Ponta Grossa: Sua Proveniência Geográfica e Integração à Comunidade Acadêmica. II Seminário de Boas Práticas Estudantis. http://sh.utfpr.edu.br/curso-cc/image/evento/23/anais.pdf

Brasil. (2005, agosto). Resolução 03/2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo e dá outras providências.

Brasil. (2008, Setembro). Planalto Lei Nº 11.788. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Retrieved Novembro 28, 2019.

Saviani, D. (2005). Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações (9th ed.). Autores Associados.

Silva, D., Lopes, E., & Braga Junior, S. (2014, abril). Pesquisa Quantitativa: Elementos, Paradigmas e Definições. Revista de Gestão e Secretariado, 5(1), 01-18.

Silva, F., Barros, C., Silva, J., & Souza, E. (2017, Janeiro-junho). Estágio em Secretariado Executivo: panorama da oferta por meio da Universidade Federal do Ceará. Revista Expectativa, 16(16), 80-100.

Silva, L. F., Souza, P. R., & Santiago, C. (2017). As Técnicas Secretariais Desempenhadas por Servidores Técnico-Administrativos da UFPB, Campus IV, Mamanguape. In Anais do V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado (ENASEC) (1st ed., Vol. 1, pp. 599-605). ABPSEC: São Paulo.

Silva, M. C. d. S., de Araújo Silva, P. E., & Moura, M. d. C. d. S. (2019, Jan-Jun). Avaliação por competências dos secretários que atuam numa instituição de ensino superior pública de Pernambuco. Secretariado Executivo Em Revist@, 15(1), 5-20.

UFPE. (2017). Projeto Pedagógico de Curso. Coordenação do Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo.

Vigorena, D. (2006). Análise das Áreas Escolhidas para o Estágio Curricular no Cursos de Secretariado Executivo Bilíngue: Um Estudo de Caso. Revista Expectativa, 5(2).

Yin, R. K. (2010). Estudo de Caso: Planejamento e Metódos (4th ed.). Bookman.