As Transformações do Secretariado Executivo na Modernidade Líquida Impactos no Mercado de Trabalho Decorrentes da Fluidez nas Relações Sociais

Conteúdo do artigo principal

Loriane Roque Schaffer
https://orcid.org/0000-0002-1153-9365
Verônica Braga Birello
https://orcid.org/0000-0003-4749-9702
Aline Cantarotti
https://orcid.org/0000-0003-1034-6825

Resumo

As constantes mudanças econômicas, tecnológicas e administrativas advindas da era moderna ocasionaram grandes impactos nas relações sociais. Segundo Zygmunt Bauman, as relações humanas passaram de sólidas para líquidas, gerando assim, novas ideologias comunitárias mais flexíveis e fluídas. Nessa fluidez moderna formaram-se ambientes corporativos mais competitivos que estreitaram a procura por profissionais capacitados. No caso do Profissional de Secretariado, esse passou por mudanças tangíveis em seu nível de formação, tarefas desempenhadas na profissão e ainda nas competências essenciais para exercê-la. Assim, a pesquisa objetivou a compreensão das habilidades desenvolvidas pelos profissionais de secretariado para lidar com as relações sociais liquefeitas, evidenciando sua atuação no mercado de trabalho em consequência da contemporaneidade. Para tanto, como objetivo geral tratou-se investigar de que forma a Modernidade Líquida influencia na profissão de Secretariado e quais os impactos no mercado de trabalho deste profissional. Para a realização da pesquisa, utilizou-se metodologia de revisão bibliográfica, com o levantamento de livros, revistas e artigos, com caráter qualitativo e análises de conteúdo que segundo Gil (2008) e Severino (2010) resultam na compreensão dos fatos abordados provenientes da indagação sobre o desenvolvimento de determinada área. Assim, partindo de Bauman (2001), entendeu-se que se a sociedade estivesse estagnada e solidificada, as profissões, bem como os sujeitos não se transformariam para atender às novas demandas sociais, visto que estas também não mudariam. Trata-se de uma temática instigante por evidenciar as modificações da profissão de secretariado, bem como a capacidade de tal profissional de modificar e ampliar as possibilidades de área de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Loriane Roque Schaffer, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Graduanda em Secretariado Executivo Trilingue pela Universidade Estadual do Maringá (UEM).

Verônica Braga Birello, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Doutora e Mestra em Letras/ Linguística pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Graduada em Secretariado Executivo Trilingue pela UEM e em Letras -Português-Inglês pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR).

Aline Cantarotti, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Doutora em Estudos Linguisticos (Estudos da Tradução) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São José do Rio Preto. Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciada em Letras Português/Inglês, bacharel em Tradução e bacharel em Secretariado Executivo Trilingue pela UEM. Pesquisadora na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, Estudos da Tradução com ênfase em ensino de tradução e Secretariado Executivo. Professora efetiva na UEM, ministrando disciplinas da área de língua inglesa nos cursos de Letras e Secretariado Executivo. 

Referências

Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar.

Bauman, Z. (2007). Tempos líquidos. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar.

Bauman, Z. (2008). A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Tradução José Gradei. Rio de Janeiro: Zahar.

Castells, M. (2000). Sociedade em rede, 1(8). Tradução de Roneide Venancio Majer.

Coracini, M. J. (2005). Discurso sobre tradução: aspectos da configuração identitária do tradutor. Tradterm, 11, 29-51. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2005.49674. Acesso em 27 jun. 2019.

Fartes, V. L. B. (2008). Formação profissional, profissionais e crise das identidades na sociedade do conhecimento. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 135, p.583-585. Bahia. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n135/v38n135a02.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2018.

Fragoso, T. de O. (2011). Modernidade líquida e liberdade consumidora: o pensamento crítico de Zygmunt Bauman. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/percsoc/article/view/2344/2197. Acesso em: 20 fev. 2019.

Gerhardt, T. E. & Silveira, D. T. (2009) Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Ed. UFRGS. Porto Alegre.

Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 Ed. São Paulo. Atlas.

Marconi, M. de A. & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia cientifica. 5 Ed. São Paulo. Atlas.

Martins, C. B., Terra, P. M., Maccari, E. & Vicente, I. (2010). A formação do profissional em secretariado executivo no mercado de trabalho globalizado. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, 1 (1), 69-89.

Muller, R., Oliveira, V. S. & Cegan, E. (2015). Perfil do (a) profissional de Secretariado Executivo na gestão contemporânea: evidências a partir dos ingressantes no Mercado de trabalho na cidade de Curitiba, e das demandas empresariais. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, São Paulo, 6 (3), p 129-151. Disponível em: https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/453. Acesso em: 25 set. 2018.

Portela, K. C. A., Schumacher, A. J.& Borth, M. R. (2013). Ferramentas do secretário executivo. 2 Ed. Cuiabá, MT. Editora Viena.

Silva, L. L., Vieira, L. B.; Guimarães, S. & Melo Junior, J. A. C. de C. (2017). Sobre as relações de trabalho na Modernidade Líquida: Reflexões a partir de Zygmunt Bauman. Revista Brasileira de Educação e Cultura. São Gotardo. Disponível em:<http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/educacaoecultura/article/view/322/440>Acesso em: 18 abr. 2018.

Severino, A. J. (2007). Metodologia do trabalho cientifico. 23 Ed. rev. e atual. São Paulo. Cortez.

Srour, R. H. (2012). Poder, cultura e ética nas organizações. 3 Ed. Rio de Janeiro. Elsevier.

Wood Jr., T. (2009). (coordenador). Mudança organizacional. 5 Ed. São Paulo. Atlas.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)