Assistente ou Secretário Executivo? Um Estudo de Caso Sobre Assessorias Complexas

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Viviane Alessandra Rodrigues da Silva
https://orcid.org/0000-0001-8996-2107
Aurélia Moteka Batista de Queiroz Mott
https://orcid.org/0000-0002-5036-0472
Aline Cantarotti
https://orcid.org/0000-0003-1034-6825

Resumo

Este estudo de caso teve como objetivo analisar as atividades desenvolvidas pelo profissional de Secretariado Executivo em uma organização de médio porte e compará-las com as atividades de superintendentes, ou assessores de alto nível, confirmando, assim, se o Secretário Executivo, no caso analisado, utiliza competências para desempenhar atividades de assessorias complexas, extrapolando a atuação puramente técnica. Os dados foram obtidos na organização por meio de observação participante e entrevistas, além da análise bibliográfica de publicações da área.  Então, foram verificados pela análise de conteúdo categorial e triangulados a fim de elaborar conclusões sobre o caso. Os principais achados revelam que, em teoria, o profissional de Secretariado Executivo está apto para realizar assessoria em níveis complexos, conforme defendido pelas pesquisas da área. Porém, no caso analisado, o exercício da profissão não condiz com o preconizado pelas teorias. A partir da identificação de múltiplas possibilidades da assessoria, evidenciadas na prática de uma organização real, ressaltam-se competências necessárias ao profissional que busca assessorar em funções complexas, destacando o desenvolvimento de conhecimento estratégico e mercadológico de atuação da empresa. Este estudo sugere caminhos para os profissionais que desejam ampliar seu campo de atuação, oferecendo novas perspectivas para a prática secretarial que certamente implicam em novos desafios. 

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Artigos
Biografia do Autor

Viviane Alessandra Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Assistente de eventos do Sicoob Unicoob. Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual de Maringá e participante do GESET - Grupo de Estudos do Secretariado Executivo Trilíngue. Pós-graduanda em Planejamento e organização de eventos pela Unicesumar.

Aurélia Moteka Batista de Queiroz Mott, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Docente de Secretariado Executivo Trilíngue (Universidade Estadual de Maringá - UEM). Mestre em Contabilidade (UEM, 2018). Especialista em Contabilidade e Finanças (Universidade Federal do Paraná, 2009). Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue (UEM-2004). Experiência profissional em Contabilidade Financeira e Controladoria; assessoria executiva em multinacional; e como instrutora e consultora interna de melhoria contínua (metodologia Six Sigma, DMAIC).

Aline Cantarotti, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Docente de Secretariado Executivo Trilíngue e Letras (Universidade Estadual de Maringá - UEM). Doutora em Estudos Linguísticos-Estudos da Tradução (UNESP-2018). Mestre em Estudos da Linguagem-Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (UEl, 2007). Licenciada em Letras (UEM-2004), Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue (UEM-2007) e Bacharel em Tradução (UEM-2012). Pesquisadora nas áreas de: Secretariado Executivo, Estudos da Tradução, Ensino de Tradução e Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.

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