A Pesquisa em Secretariado Executivo da UEM Um Campo a ser Explorado

Conteúdo do artigo principal

Ligya de Souza Moraes
https://orcid.org/0000-0002-8371-7765
Edson José Gomes
https://orcid.org/0000-0003-3081-1288
Aline Cantarotti
https://orcid.org/0000-0003-1034-6825

Resumo

Os cursos de bacharelado em Secretariado Executivo existem desde os anos 1970, e nos anos 2000, com a mudança nos Parâmetros Curriculares dos cursos de graduação, constatou-se a necessidade de estabelece-lo como ciência. Para atingir esse fim, é necessário o desenvolvimento de pesquisas, tanto por parte dos profissionais formados na área, quanto, e sobretudo, por parte do corpo discente. Entretanto, verifica-se que não há muito engajamento, por parte dos alunos, em atividades de natureza científica. O presente trabalho pretendeu, por meio de pesquisa de campo com a aplicação de questionários junto aos alunos do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Estadual de Maringá (UEM), matriculados do 1º ao 4º ano, no período letivo de 2017, investigar e analisar as causas do baixo interesse por pesquisa observado no meio acadêmico. Nos apoiamos nos trabalhos de autores como Cantarotti (2016), Durante, Gonçalves, Nascimento e Pontes (2015), Müller e Sanches (2014), entre outros. Justifica-se, portanto, fomentar esse interesse na pesquisa por parte dos alunos de Secretariado para o desenvolvimento do curso e da relevância da pesquisa científica aliada às atividades acadêmicas. Utilizamos de análise estatística dos dados apurados nos questionários para averiguar os fatos influentes dessa realidade e verificar possíveis direcionamentos e/ou estratégias para fomentar a pesquisa na área, visto haver uma necessidade premente em desenvolver o Secretariado como ciência, a fim de fortalecer o curso em sua modalidade de bacharelado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ligya de Souza Moraes, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue, com habilitação em Francês/Espanhol, pela UEM. 

Edson José Gomes, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Doutor em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto  e Coordenador do Curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem de Línguas/EaD na UEM.

Aline Cantarotti, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Doutora em Estudos Linguisticos (Estudos da Tradução) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São José do Rio Preto. Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Letras Português/Inglês, bacharel em Tradução e em Secretariado Executivo Trilingue pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadora na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, Estudos da Tradução com ênfase em ensino de tradução e Secretariado Executivo. Professora efetiva na Universidade Estadual de Maringá, ministrando disciplinas da área de língua inglesa nos cursos de Letras e Secretariado Executivo. 

Referências

Barbetta, P. A. (2011). Estatística aplicada às Ciências Sociais. 7. ed. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.

Barros, C. M. P., Silva, J. S. & Barros, A. P. C. H. (2015), Ensino com pesquisa: Contribuições para a cientificidade na formação em Secretariado Executivo. Revista de Gestão e Secretariado – GeSec. São Paulo, 7 (1), 67-84.

Battisti, P. S. S., Vigorena, D. A. L., Denuzi, V. S. S. & Knie, D. C. (2013). O uso da tecnologia no tratamento estatístico em pesquisas na área de Secretariado executivo. In: Encontro Nacional de Secretariado, III., 2013, João Pessoa – PB. Anais... Disponível em < https://abpsec.com.br/abpsec/enasec/ANAIS_III_ENASEC_2013.pdf />. Recuperado em 11/07/2017.

Bíscoli, F. R. V. & Bilert, V. S. S. (2013). A evolução do Secretariado Executivo: Caminhos prováveis a partir dos avanços da pesquisa científica e dos embates teóricos e conceituais a área. Revista Expectativa. Toledo, 12, 09-42.

Bohrnsted, G. W. & Knoke, D. (1988). Statistics for social data analysis. 2. ed. Itasca: Peacock.

Cantarotti, A. (2016) Formação, Mercado de Trabalho e Pesquisa Científica: Por Onde Começamos? In: Durante, D. G., Martins, C. B. & Cantarotti, A. (org.) Pesquisa em Secretariado: reflexões acerca da construção do conhecimento. Fortaleza: Edições UFC.

Demo, P. (1999) Pesquisa: princípio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez.

Demo, P. (2007) Educar pela pesquisa. 8. ed. São Paulo: Autores Associados.

Durante, D. G. & Santos, M. E. M. (2012). Contribuições da Iniciação Científica na formação do Secretário Executivo. In: Congresso Nacional de Secretariado, XVIII., 2012. Belo Horizonte – MG. Anais... Disponível em < http://www.fenassec.com.br/xviii_consec_2012/3_lugar_artigo_contribuicoes.pdf>. Recuperado em 30/07/2017.

Durante, D. G., Gonçalves, O. B., Nascimento, D. E. L. & Pontes, E. S. (2015) Produção Científica em Secretariado: Análise das Publicações da Revista Expectativa no período 2001-2004. In: Encontro Nacional de Secretariado, IV., 2015, Londrina – PR. Anais... Disponível em < http://www.abpsec.com.br/abpsec/index.php/a-pesquisa/repository/Anais/Anais-do-IV-ENASEC---Encontro-Nacional-Acad%C3%AAmico-de-Secretariado/>. Recuperado em 11/07/2017.

Estatuto Social da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado – ABPSEC. Disponível em: < http://www.abpsec.com.br/abpsec/index.php/a-associacao/estatuto.> Recuperado em 12/07/2017.

Figueiredo Filho, D. (2011) O que fazer e o que não fazer com a regressão: pressupostos e aplicações do modelo linear de Múltiplos Quadrados Ordinários (MQO). Revista Política Hoje, 20 (1), d, 44-99.

Gimenes, E. R. (2019) Métodos e técnicas de pesquisa: uma abordagem introdutória. Maringá, PR: UniCesumar.

Lima, M. C. (2008) Monografia: a engenharia da produção acadêmica. 2ª Ed. Rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva.

Maçaneiro, M. B.& Kuhl, M. R.(2013) Estado da arte e o rumo do conhecimento científico em secretariado executivo: mapeamento e análise de áreas de pesquisa. Revista de Gestão e Secretariado – GeSec. São Paulo, 4 (3), 157-188.

Maroco, J. (2007) Análise estatística com utilização do SPSS. 3. d. Lisboa: Silabo.

Müller, R & Sanches, F. C. (2014) Pesquisa acadêmica em Secretariado Executivo: um estudo de caso na revista Expectativa. Revista Expectativa, 13 (13), 09-28.

Nascimento, E. P. (2012) Pesquisa aplicada e interdisciplinaridade: da linguística ao secretariado. Durante, D. G. Pesquisa em secretariado, cenários perspectivas e desafios. 98-118. Passo Fundo, RS: Ed. UPF.

Souza, E. C. P. & Barbosa, J. M. & Corrêa & L. C. S. & Martins, C. B. (2015) A importância da pesquisa científica sob a ótica de discentes de secretariado executivo: antigos dilemas, novos olhares. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), 13 (3).

Powers, D. A.& Xie, Y.(1999) Statistical methods for categorical data analysis. Michigan: Academic Press.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)