Compartilhamento de Informações Sobre Secretariado Executivo uma análise referente a produção de conteúdo no YouTube

Contenido principal del artículo

Laísa de Lima Fiuza Gomes
Rodrigo Muller

Resumen

Na sociedade contemporânea, o surgimento de novas formas e canais de comunicação, aliado às demandas cada vez maiores por informações qualificadas, apresentam para indivíduos, profissionais e organizações distintas maneiras de lidar com esse movimento informacional. No campo do secretariado, a informação em si é uma das bases da profissão. Por outro lado, no papel de criadores de informações e conteúdos sobre o próprio campo, profissionais de secretariado desbravam novas formas de criar e compartilhar informações e conhecimentos. Nesse contexto, este trabalho aborda a crescente influência das mídias sociais, como o YouTube, na área de Secretariado Executivo. A pesquisa tem como objetivo geral examinar como a área de Secretariado Executivo se utiliza da plataforma YouTube como um canal de comunicação. A metodologia da pesquisa é de abordagem mista, envolvendo técnicas qualitativas e quantitativas, com análise de conteúdo de uma amostra de 100 vídeos disponíveis no Youtube sobre temáticas da área secretarial. Os resultados indicam que a área de Secretariado Executivo tem utilizado o YouTube de forma limitada, com um crescimento significativo nos últimos quatro anos. Os vídeos mais comuns são depoimentos e aulas, com uma linguagem e ambiente predominantemente formais. Os principais temas abordados são as atividades da profissão e as habilidades esperadas do profissional, com o objetivo de auxiliar na escolha profissional, exemplificar as atividades do Secretariado Executivo e divulgar cursos nessa área. Os resultados demonstram a importância em entender melhor a área secretarial e os desafios enfrentados pelos estudantes e profissionais em relação ao compartilhamento de informação no YouTube.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Laísa de Lima Fiuza Gomes, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Bahia (2022), com participação em programa de mobilidade acadêmica realizado, através de bolsa de estudos, na Universidad Finis Terrae (2019). 

Rodrigo Muller, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Tecnologia e Sociedade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Possui especialização em Metodologia da Educação para o Ensino Superior (OPET). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

Citas

Adelino, F. J.; & Silva, M. A. V. (2012). A Tecnologia da Informação como Agente de Mudança no Perfil do Profissional de Secretariado. Revista de Gestão e Secretariado, v. 3, n. 2, 05–23.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Castells, M. (2001). A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. V. 1. 5. ed. São Paulo: Paz e terra.

Delfino, S. S; Pinho Neto, J. A. S.; & Sousa, M. R. F. (2019). Desafios da sociedade da informação na recuperação e uso de informações em ambientes digitais. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, v. 17, 1-16. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655973. Acesso em 22 de setembro de 2022.

Gil, H. (2014). A passagem da Web 1.0 para a Web 2.0 e… Web 3.0: potenciais consequências para uma «humanização» em contexto educativo. Educatic: boletim informativo, n. 5, 1-2. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.11/2404. Acesso em 24 de setembro de 2022.

Gomes, H. F. (2008). A mediação da informação, comunicação e educação na construção do conhecimento. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.9, n.1. Disponível em https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3041. Acesso em 6 de junho de 2022.

Moura, J. S. (2021). Teoria crítica secretarial: para uma concepção humanizada e politécnica do secretariado. 1. ed. Brasília: Ed. do Autor, v. 1.

Nonato Junior, R. (2009) Epistemologia do conhecimento em secretariado executivo: A fundação das ciências das assessorias. Fortaleza: Gráfica expressão.

Oliveira, J. (2017). YouTube como fonte de conhecimento: Análise sobre como o YouTube auxilia na construção da vida profissional e na desintermediação das práticas em grupos de camada popular. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação–Curitiba. Disponível em https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0723-1.pdf. Acesso em 17 de abril de 2022.

Oliveira, P. P. M. (2016). O Youtube como ferramenta pedagógica. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Disponível em http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1063. Acesso em 22 de maio de 2022.

Serrano, P. H. S. M; & Paiva, C. C. (2008). Critérios de Categorização para os vídeos do Youtube. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2008/expocom/EX12-0481-1.pdf. Acesso em 20 de maio de 2022.

Think with Google. (2017). Entenda o poder do YouTube. Disponível em https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/estrategias-de-marketing/video/entenda-o-poder-do-youtube/amp/. Acesso em 6 de junho de 2022.

Think With Google. (2022). Brandcast 2022: veja os destaques do maior evento do YouTube para o mercado. Disponível em https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/estrategias-de-marketing/video/brandcast-youtube-destaques-tendencias/. Acesso em 18 de outubro de 2022.

Artículos más leídos del mismo autor/a