A Pesquisa em Secretariado Executivo da UEM Um Campo a ser Explorado

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Ligya de Souza Moraes
https://orcid.org/0000-0002-8371-7765
Edson José Gomes
https://orcid.org/0000-0003-3081-1288
Aline Cantarotti
https://orcid.org/0000-0003-1034-6825

Resumen

Os cursos de bacharelado em Secretariado Executivo existem desde os anos 1970, e nos anos 2000, com a mudança nos Parâmetros Curriculares dos cursos de graduação, constatou-se a necessidade de estabelece-lo como ciência. Para atingir esse fim, é necessário o desenvolvimento de pesquisas, tanto por parte dos profissionais formados na área, quanto, e sobretudo, por parte do corpo discente. Entretanto, verifica-se que não há muito engajamento, por parte dos alunos, em atividades de natureza científica. O presente trabalho pretendeu, por meio de pesquisa de campo com a aplicação de questionários junto aos alunos do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Estadual de Maringá (UEM), matriculados do 1º ao 4º ano, no período letivo de 2017, investigar e analisar as causas do baixo interesse por pesquisa observado no meio acadêmico. Nos apoiamos nos trabalhos de autores como Cantarotti (2016), Durante, Gonçalves, Nascimento e Pontes (2015), Müller e Sanches (2014), entre outros. Justifica-se, portanto, fomentar esse interesse na pesquisa por parte dos alunos de Secretariado para o desenvolvimento do curso e da relevância da pesquisa científica aliada às atividades acadêmicas. Utilizamos de análise estatística dos dados apurados nos questionários para averiguar os fatos influentes dessa realidade e verificar possíveis direcionamentos e/ou estratégias para fomentar a pesquisa na área, visto haver uma necessidade premente em desenvolver o Secretariado como ciência, a fim de fortalecer o curso em sua modalidade de bacharelado.

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Biografía del autor/a

Ligya de Souza Moraes, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue, com habilitação em Francês/Espanhol, pela UEM. 

Edson José Gomes, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Doutor em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto  e Coordenador do Curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem de Línguas/EaD na UEM.

Aline Cantarotti, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Doutora em Estudos Linguisticos (Estudos da Tradução) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São José do Rio Preto. Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Letras Português/Inglês, bacharel em Tradução e em Secretariado Executivo Trilingue pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadora na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, Estudos da Tradução com ênfase em ensino de tradução e Secretariado Executivo. Professora efetiva na Universidade Estadual de Maringá, ministrando disciplinas da área de língua inglesa nos cursos de Letras e Secretariado Executivo. 

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