Reflexões sobre a Aprendizagem Colaborativa / Coaprendizagem como Método para a Educação Continuada

Conteúdo do artigo principal

Kátia Denise Moreira
https://orcid.org/0000-0003-1946-8423
Elaine Thais da Silva Lima
https://orcid.org/0000-0001-5053-3436
Marcos Baptista Lopez Dalmau
https://orcid.org/0000-0002-8620-1625
Alexandre Marino Costa
https://orcid.org/0000-0003-1847-6026

Resumo

As reflexões sobre a aprendizagem são desenvolvidas a partir de vertentes variadas, visto a característica transdisciplinar do fenômeno e, também, o alinhamento epistemológico seguido ao se tratar do tema. Nessa direção, considerado um posicionamento mais construtivista, este estudo tem como objetivo refletir sobre a aprendizagem colaborativa/coaprendizagem como estratégia para a educação continuada. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja proposta não contempla a verificação empírica, porém permite a construção de um arcabouço teórico para o aprofundamento da questão, quando na sua aplicação. Ao final da reflexão, considera-se que a aprendizagem colaborativa/coaprendizagem se alinha aos propósitos da educação continuada e, sendo assim, é, teoricamente, considerada uma estratégia válida.

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Artigos
Biografia do Autor

Kátia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela UFSC. Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela UFSC. É Assessora do Gabinete da Reitoria da UFSC e professora voluntária do Departamento de Administração da UFSC.

Elaine Thais da Silva Lima , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue - Port/Ing e Graduada em Administração, ambas pela UFSC. Atualmente é Secretária Executiva na UFSC. 

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutor e mestre em Engenharia e graduado em Administração de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor associado IV do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), em nível de Mestrado e Doutorado Acadêmico, ambos da UFSC.

Alexandre Marino Costa, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Pós-doutor na The Open University, Inglaterra - Reino Unido. Doutor em Engenharia de Produção e mestre e graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Ciências da Administração da UFSC.

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