Reflexões sobre a Aprendizagem Colaborativa / Coaprendizagem como Método para a Educação Continuada
Contenido principal del artículo
Resumen
As reflexões sobre a aprendizagem são desenvolvidas a partir de vertentes variadas, visto a característica transdisciplinar do fenômeno e, também, o alinhamento epistemológico seguido ao se tratar do tema. Nessa direção, considerado um posicionamento mais construtivista, este estudo tem como objetivo refletir sobre a aprendizagem colaborativa/coaprendizagem como estratégia para a educação continuada. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja proposta não contempla a verificação empírica, porém permite a construção de um arcabouço teórico para o aprofundamento da questão, quando na sua aplicação. Ao final da reflexão, considera-se que a aprendizagem colaborativa/coaprendizagem se alinha aos propósitos da educação continuada e, sendo assim, é, teoricamente, considerada uma estratégia válida.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Citas
Arouca, L. S. (1996). O discurso sobre educação permanente (1960-1983). Pro-posições, 7(2), 65-78. Recuperado em 30 novembro, 2019 de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644229
Ausubel, D. (1983). Teoría del aprendizaje significativo. Fascículos de CEIF, 1(1-10).
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70.
Cord, B. (2000). Internet et pédagogie – état des lieux. Recuperado em 29 novembro, 2019 de http://wwwadm.admp6.jussieu.fr/fp/uaginternetetp/definition_travail_colboratif.htm
Creswell, J. W. (2009). Research design: qualitative, quantitative and mixed approaches. London: Sage Publications.
Delors, J. (2004). Educação: um tesouro a descobrir. Brasília, DF: UNESCO.
Dillenbourg P. (1999) What do yuo mean by collaborative leraning? In: P. Dillenbourg (Ed) Collaborative-learning: Cognitive and Computational Approaches. (pp.1-19). Oxford: Elsevier Recuperado em 30 novembro, 2019 de https://telearn.archives-ouvertes.fr/hal-00190240/document
Eboli, M. (2001). Um novo olhar sobre a educação corporativa - desenvolvimento de talentos no Século XXI. In: Dutra, J. S. (Org.). Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. 2. ed. São Paulo: Editora Gente.
Ferreira, A. B. H. (1999). Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS.
Küller, J. A., & Rodrigo, N. F. (2013). Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro: SENAC Nacional.
Laal, M., & Laal, M. (2012). Collaborative learning: what is it? Procedia-Social and Behavioral Sciences, 31, 491-495.
Le Boterf, G. (1999). Competénce et navigation professionnelle. Paris: Éditions d’Órganisation.
Le Boterf, G. (2003). Desenvolvendo a competência dos profissionais. Trad. Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Porto Alegre: Artmed.
Leite, C. L. K., Passos, M. O. A., Torres, P. L., & Alcantara, R. A. (2005). A Aprendizagem Colaborativa na Educação a Distância on-line. In: Congresso Internacional de Educação a Distância. Recuperado em 20 novembro, 2019 de https://www.researchgate.net/profile/Cristiane_Luiza/publication/267254318_A_APRENDIZAGEM_COLABORATIVA_NA_EDUCACAO_A_DISTANCIA_ON-
LINE/links/5540beee0cf23222272f49c7/A-APRENDIZAGEM-COLABORATIVA-NA-EDUCACAO-A-DISTANCIA-ON-LINE.pdf
Lupion Torres, P., Alcantara, P. R., & Freitas Irala, E. A. (2004). Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista diálogo educacional, 4(13). Recuperado em 20 novembro, 2019 de http:// wwwadm.admp6.jussieu.fr/fp/uaginternetetp/ definition_travail_colboratif.htm
Okada, A. (2014). Competências chave para coaprendizagem na era digital: fundamentos, métodos e aplicações. Santo Tirso – Portugal: Whitebooks.
Oxford, R. L. (1997). Cooperative Learning, Collaborative Learning, and Interaction: three communicative strands in the language classroom. The Modern Language Journal, 81(4), 443 – 456.
Panitz, T. (1999). Collaborative versus cooperative learning- a comparison of the two concepts which will help us understand the underlying nature of interactive learning. Recuperado em 20 janeiro, 2019 de https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED448443.pdf
Perrenoud, P. (1999). Profissionalização do Professor e Desenvolvimento de Ciclos de Aprendizagem (Passagens). Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação Universidade de Genebra, Cadernos de Pesquisa, 108, novembro.
Piaget, J. (1964). Development and learning. Journal of Research in Science Teaching, New York, 2(3), 176-186.
Prosdócimo, Z. P. A., & Ohira, M. L. B. (2000). Quem é o bibliotecário em exercício no Estado de Santa Catarina: necessidade de educação continuada. Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, Anais... Porto Alegre, set.
Salvador, C. C. (1994). Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas.
Santos, C. M. (1999). Educação continuada. (Dissertação). Faculdade de Educação – Universidade Bandeirante de São Paulo. São Paulo. Brasil.
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2009). Research methods for business students (5th ed.). New York: Prentice Hall Inc. https://doi.org/10.1007/s13398-014-0173-7.2
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 2012.
Vygotsky, L. S. (1989). Concrete human psychology. Soviet psychology, 27(2), 53-77.
Vergara, S. C. (2010). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas S.A.
Whetten, D. (1989). What constitutes a theoretical contribution? Academy of Management Review, 14(4).