Secretário-Coach A Formação em Coaching como Vantagem Competitiva para o Profissional de Secretariado

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Bruno Américo Lima Ferreira
https://orcid.org/0000-0003-2911-9649
Eduardo César Pereira Souza
https://orcid.org/0000-0002-6418-2128
Karine Freitas Souza
https://orcid.org/0000-0001-6492-7225

Resumen

As transformações atuais no mercado de trabalho trazem novos paradigmas que interferem diretamente nas relações entre profissionais e empresas. Não obstante, entende-se que o avanço tecnológico é um dos principais fatores que corrobora na construção de novas perspectivas para o contexto organizacional. Tendo em vista tais afirmativas, este artigo objetiva verificar a percepção dos secretários-coaches, profissionais de Secretariado com formação em coaching, acerca da formação em coaching como vantagem competitiva para a sua atuação no mercado de trabalho. O estudo parte da seguinte questão-problema: Há alguma vantagem competitiva em ser profissional de Secretariado e coach? No que tange aos procedimentos metodológicos adotados para esse trabalho, a natureza do estudo é aplicada e de caráter quantitativo-qualitativo. Participaram da pesquisa sete profissionais graduados em secretariado e que possuem formação em coaching. Os resultados evidenciaram que a formação em coaching é elemento para o desenvolvimento de vantagem competitiva para o profissional de Secretariado permitindo, assim, a construção do perfil do secretário-coach.

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Artigos
Biografía del autor/a

Bruno Américo Lima Ferreira, Centro de Ensino Superior do Amapá, CEAP

Especialista em Administração Estratégica pela Faculdade Estácio Seama. Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Atualmente é acadêmico do curso de Bacharelado em Direito no Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP.

Eduardo César Pereira Souza, Universidade Federal do Amapá, UNIFAP

Mestrando em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduado em Bacharelado em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Karine Freitas Souza, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Análise Regional pela Universidade Salvador (UNIFACS). Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta I da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atuando no Curso de Secretariado Executivo e no Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (PROGESP/UFBA).

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