O Autoconhecimento como Fator Relevante para a Escolha da Carreira Profissional em Secretariado Executivo
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Resumen
Este artigo aborda o autoconhecimento como um fator primordial para a escolha da carreira profissional. O autoconhecimento está interligado ao crescimento e à motivação na carreira profissional, sendo um fator fundamental na escolha do curso de graduação. A problemática está centrada na possível relação existente entre o autoconhecimento e a escolha da carreira profissional em Secretariado Executivo. Por isso, o objetivo geral da pesquisa é relacionar o autoconhecimento com a escolha da carreira profissional em Secretariado Executivo, a partir da constatação das competências pessoais atreladas ao perfil demandado pelo mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa do tipo descritiva e com pesquisa de campo, sob a abordagem quantitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário on-line enviado aos estudantes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB, por meio das redes sociais e e-mail, analisados sob a análise da estatística descritiva. Como principal resultado, constatou-se que os sujeitos consideram possuir autoconhecimento das suas competências e características pessoais, sendo motivados a escolherem o curso de Secretariado Executivo, pois buscaram informações sobre a profissão antes de ingressar na universidade, ao passo que outros passaram a conhecê-la a partir das disciplinas cursadas.
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