O Autoconhecimento como Fator Relevante para a Escolha da Carreira Profissional em Secretariado Executivo

Contenido principal del artículo

Taiane Nascimento da Silva
Jaynne Silva de Oliveira
Cibelle da Silva Santiago
https://orcid.org/0000-0002-8211-7274

Resumen

Este artigo aborda o autoconhecimento como um fator primordial para a escolha da carreira profissional. O autoconhecimento está interligado ao crescimento e à motivação na carreira profissional, sendo um fator fundamental na escolha do curso de graduação. A problemática está centrada na possível relação existente entre o autoconhecimento e a escolha da carreira profissional em Secretariado Executivo. Por isso, o objetivo geral da pesquisa é relacionar o autoconhecimento com a escolha da carreira profissional em Secretariado Executivo, a partir da constatação das competências pessoais atreladas ao perfil demandado pelo mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa do tipo descritiva e com pesquisa de campo, sob a abordagem quantitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário on-line enviado aos estudantes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB, por meio das redes sociais e e-mail, analisados sob a análise da estatística descritiva. Como principal resultado, constatou-se que os sujeitos consideram possuir autoconhecimento das suas competências e características pessoais, sendo motivados a escolherem o curso de Secretariado Executivo, pois buscaram informações sobre a profissão antes de ingressar na universidade, ao passo que outros passaram a conhecê-la a partir das disciplinas cursadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Taiane Nascimento da Silva, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue

Jaynne Silva de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue

Citas

Almeida, F. H. de, & Melo-Silva, L. L. (2006). Avaliação de um serviço de orientação profissional: a perspectiva de ex-usuários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, 7( 2), Dez.

Almeida, M. E. G. G. & Pinho, L. V. (2008). Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, 20(2), 173-184.

Araújo, I. S. (2021). A “invisibilidade social” dos trabalhadores terceirizados no serviço público: um estudo com foco nos serventes de limpeza. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/PPGD. https://www.posgraduacao.unimontes.br/uploads/sites/20/2021/09/Disserta%C3%A7%C3%A3o-vers%C3%A3o-corrigida-final-ficha-catalogr%C3%A1fica-IARA-SOARES.pdf

Assis, M. C. (2009). Metodologia do trabalho científico. Eufpb. biblioteca.virtual.ufpb.br/files/metodologia_do_trabalho_científico_1360073105.

Basso, C. (2014). Escolha profissional e ingresso no mundo do trabalho: orientações práticas para ajudar em suas decisões. Instituto Federal de Santa Catarina. http://continente.ifsc.edu.br/campus/images/CARTILHA_FINAL.pdf.

Boguslawski, A. M., & Santos, E. B. M. (2013). “Prazer em conhecê-lo (a), sou o curso de secretariado executivo”: um estudo sobre o (des)conhecimento de alunos de ensino médio acerca da formação universitária em secretariado executivo. Revista de Gestão e Secretariado, 4(3) 134-156.

Código de Ética da Profissão de Secretário/a. (1989). Diário Oficial da União. Presidência da República.

Chiocca, B., Favretto, L. H., & Favretto, J. (2016). Escolha profissional: fatores que levam a cursar uma segunda graduação. Revista de Carreiras e Pessoas, 6(1).

Colombo, G., & Prati, L. E. (2014). Maturidade para Escolha Profissional, Competências Sociais e Inserção no Mercado de Trabalho.

Revista Brasileira de Orientação Profissional, 15(2), 201-212.

Dias, M. S. L. (2009). Sentidos do trabalho e sua vida relação com a vida dos estudantes universitários. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de pós-graduação em psicologia. https://core.ac.uk/download/pdf/30386814.pdf

Durante, D., Ferro, A., Tramontina, C., & Viera, G. (2007). O profissional de Secretariado Executivo e a visão de processos. Expectativa, 6(6), 63-79.

Fernandes, B., Brasilino, C.; Fávero, J., & Túlio, M. (2011). Influências no processo de orientação profissional. Psicologia. https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0264.pdf

Ferreira, T. H., Farias, M. A, & Silvares, E. F. M. (2003). A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório. Estudos de psicologia, 107-115. https://www.scielo.br/j/epsic/a/X5DFFZCZsb4pmrLchTsQVpb/?format=pdf&lang

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6a. ed.). São Paulo: Atlas.

Goleman, D. (2011). Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2010). Fundamentos da metodologia científica (7a. ed.). São Paulo: Atlas.

Leal, F. (2014). Análise das competências secretariais requeridas pela Universidade Federal de Santa Catarina em comparação ao perfil profissiográfico do secretário executivo. Revista de Gestão e Secretariado, 5(3), 143-174.

Lessa J. K., Martins, C. B., & Moreira, K. D. (2016). O modelo de gestão Disney no contexto do profissional de secretariado executivo. In: Encontro dos Estudantes de Secretariado. 8. Anais [...]. Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado.

Lucchiari, D. H. P. S. (1993). Pensando e vivendo a orientação profissional. São Paulo: Summus Editorial.

Müller, R., Stece, V., & Cegan, E. (2015). Perfil do (a) Profissional de Secretariado Executivo na Gestão Contemporânea: Evidências a partir dos Ingressantes no Mercado de Trabalho na Cidade de Curitiba, e das Demandas Empresariais. Revista de Gestão e Secretariado, 6(3), 129-151.

Nascimento, M., & Alves, M. (2015). Competências do administrador: um estudo comparativo entre a percepção da academia e do mercado. In: Simpósio de excelência de gestão e tecnologia. 7. Anais [...]. SEGET. https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/3223.pdf.

Nonato Júnior, R. (2009). Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a função das ciências da assessoria. Expressão Gráfica.

Portela, K. A., & Schumacher, A. J. (2006). Ferramentas do secretário executivo. São Paulo: Viena.

Prado, R. T., Dias, S. M., & Castro, E. A. B. (2014). Competências e habilidades para atuação do enfermeiro em bancos de olhos. Texto

Contexto Enferm, 23(1). http://www.scielo.br/pdf/tce/v23n1/pt_0104-0707-tce-23-01-00047.pdf.

Reis, A. L. P. P., Fernandes, R. S. P., & Gomes, A. F. (2010). Estresse e fatores psicossociais. Psicologia: Ciência e Profissão, 30(4), 712-725, Dez.

Santos, L. M. M. (2005). O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo, 10(1), 57-66.

Soares, D. H. P. (2002). A escolha profissional: do jovem ao adulto. São Paulo: Summus.

Souza, A. S., & Abreu-Rodrigues, J. (2007). Autoconhecimento: contribuições da pesquisa básica. Scielo. Psicologia em Estudo, 12(1), 141-150.

Souza, J. C. L. (2012). Gestão de carreiras. Indaial: Uniaselvi.

Sparta, M. (2003). A exploração e a indecisão vocacionais em adolescentes no contexto educacional brasileiro. (Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre).

Tatsch, G. C., Passos, A. C. A., & Barcellos, D. R. S. (org.). (2016). Autoconhecimento e liderança. Escola de Gestão Pública. http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/sma/usu_doc/apostila_al.pdf.

Trevisan, N. V., & Trevisan, A. L. (2021). Metodologia da Pesquisa I (1a. ed.). – Santa Maria, RS: UFSM, NTE. https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2021/09/Metodologia-da-Pesquisa-I.pdf

Veiga, E. C., & Miranda, V. R. (2006). A importância das inteligências intrapessoal e interpessoal no papel dos profissionais da área da saúde. Ciência & Cognição, 9.

Verticchio, N. M. (2006). Análise comparativa das habilidades e competências necessárias para o engenheiro na visão da indústria, dos discentes e dos docentes. (Dissertação de Mestrado, Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. http://livros01.livrosgratis.com.br/cp030373.pdf.