O Impacto do Estágio Supervisionado para a Formação dos Secretários Executivos

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Israel Ferreira de Lucena
https://orcid.org/0000-0002-3701-9720
Cibelle da Silva Santiago
https://orcid.org/0000-0002-8211-7274

Resumo

Uma das atividades que mais permitem ao estudante universitário aplicar a teoria à prática é o estágio. A problemática deste estudo é sobre o aprendizado adquirido por meio do estágio supervisionado, o qual é motivo de inquietações e indagações por parte de alguns universitários, sobre conseguir colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos e os impactos do estágio na formação profissional. Com isso, o objetivo geral é investigar o impacto que o estágio tem para a formação profissional do secretário executivo. Os procedimentos metodológicos pautaram-se nas pesquisas exploratória e descritiva, com a abordagem qualitativa, juntamente com o método do estudo de caso. Os sujeitos desta pesquisa empírica são os estudantes de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco que atuaram como estagiários no semestre 2019.2, tendo uma amostra de 40 discentes. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário gerado no formulário online do Google Forms. Os dados foram discutidos sob a análise de conteúdo de Bardin (2006), criando três categorias: 1) o estágio como uma relação entre a teoria e a prática; 2) o estágio para o desenvolvimento de competências profissionais; 3) o estágio como aprimoramento no uso das técnicas secretariais. Os resultados apontam que o estágio supervisionado provoca impactos positivos na formação do estudante, já que ele é capaz de desenvolver competências e promover a aplicabilidade de conhecimentos técnicos adquiridos em sala de aula. Conclui-se que a experiência no campo do estágio trouxe competências pessoais e profissionais aos estudantes.

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Artigos
Biografia do Autor

Israel Ferreira de Lucena, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo (2016), do Eixo Tecnológico, Turismo, Hospitalidade e Lazer com habilitação nível América Látina (Ser Educacional). Graduando em Produção Publicitária (2016.2-atual) pela FACOTTUR/Olinda. Bacharelando em Secretariado Executivo (2017.2 - atual) na UFPE/Recife. Membro do Grupo Interdisciplinar Latinoamericano de Estudos e Pesquisa em Secretariado Executivo (GILESEC) / UFPB, onde possui pesquisas na área da atuação e formação do estudante de Secretariado Executivo. Foi coordenador de Infraestrutura do Diretório Acadêmico de Secretariado Executivo (DASEC) na UFPE (2018.2 - 2019.2). Atualmente  é Coordenador Geral do Diretório Acadêmico de Secretariado Executivo (DASEC) na UFPE (2021.1 - 2022.1). É Assessor Parlamentar Especial no Gabinete do Vereador Jojó Guerra, na Câmara Municipal de Olinda (primeira casa legislativa do Brasil) (2021-2024). É  músico em eventos religiosos, corporativos e festivo

Cibelle da Silva Santiago, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Professora na Universidade Federal da Paraíba Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB) Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (FCAP/UPE) Graduação em Secretariado Executivo (UFPE)

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