Análise da Gestão Secretarial na Gestão Documental: Um Estudo de Caso no Arquivo Geral da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
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Resumen
A Gestão Secretarial relaciona-se com várias áreas do conhecimento, para tal, a Arquivologia está entrelaçada ao Secretariado Executivo pelo fato de que para as organizações, a informação representa seu maior ativo. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar a atuação da Gestão Secretarial na Gestão Documental do arquivo geral da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para tanto, os objetivos específicos consistiram em mapear as atividades da Gestão Documental; identificar as atividades realizadas que estão no âmbito da Gestão Secretarial; mapear a formação dos gestores e checar a percepção e entendimento do Gestor Documental com relação à Gestão Secretarial. A metodologia constou de um estudo de caso, pesquisa de campo de caráter exploratória através da coleta dos dados de forma direta, por meio da aplicação de questionários fechados e observação assistemática em grupo, em que os dados coletados foram submetidos às análises qualitativas. O resultado da pesquisa constatou que cerca de 78% dos servidores não dominam ou entendem pouco das técnicas secretariais, logo, este resultado se justifica pela inexistência de profissionais na equipe com a formação em Secretariado Executivo. Por fim através de uma intersecção, foi constato relação indiretas e diretas entre Arquivologia e Secretariado, por meio de convergências entre as práticas de ambas as áreas, sendo a Gestão Documental o elo entre elas.
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