Análise da Gestão Secretarial na Gestão Documental: Um Estudo de Caso no Arquivo Geral da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Conteúdo do artigo principal

Israel Ferreira de Lucena
https://orcid.org/0000-0002-3701-9720
Tiago Morais de Souza
Rozângela Bezerra de Almeida Silva
Maria do Céu de Sena Moura

Resumo

A Gestão Secretarial relaciona-se com várias áreas do conhecimento, para tal, a Arquivologia está entrelaçada ao Secretariado Executivo pelo fato de que para as organizações, a informação representa seu maior ativo. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar a atuação da Gestão Secretarial na Gestão Documental do arquivo geral da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para tanto, os objetivos específicos consistiram em mapear as atividades da Gestão Documental; identificar as atividades realizadas que estão no âmbito da Gestão Secretarial; mapear a formação dos gestores e checar a percepção e entendimento do Gestor Documental com relação à Gestão Secretarial. A metodologia constou de um estudo de caso, pesquisa de campo de caráter exploratória através da coleta dos dados de forma direta, por meio da aplicação de questionários fechados e observação assistemática em grupo, em que os dados coletados foram submetidos às análises qualitativas. O resultado da pesquisa constatou que cerca de 78% dos servidores não dominam ou entendem pouco das técnicas secretariais, logo, este resultado se justifica pela inexistência de profissionais na equipe com a formação em Secretariado Executivo. Por fim através de uma intersecção, foi constato relação indiretas e diretas entre Arquivologia e Secretariado, por meio de convergências entre as práticas de ambas as áreas, sendo a Gestão Documental o elo entre elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Israel Ferreira de Lucena, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Conhecido como Israel Ferreira, é Músico em eventos religiosos, corporativos e festivos. Possui Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo (2016), do Eixo Tecnológico, Turismo, Hospitalidade e Lazer com habilitação nível América Látina (Ser Educacional). Graduando em Produção Publicitária (2016.2-atual) pela FACOTTUR/Olinda. Bacharelando em Secretariado Executivo (2017.2 - atual) na UFPE/Recife. Membro do Grupo Interdisciplinar Latinoamericano de Estudos e Pesquisa em Secretariado Executivo (GILESEC) / UFPB, onde possui pesquisas na área da atuação e formação do estudante de Secretariado Executivo. Foi coordenador de Infraestrutura do Diretório Acadêmico de Secretariado Executivo (DASEC) na UFPE (2018.2 - 2019.2). Hoje, Coordenador Geral do Diretório Acadêmico de Secretariado Executivo (DASEC) na UFPE (2021.1 - 2022.1). É Assessor Parlamentar Especial no Gabinete do Vereador Jojó Guerra, na Câmara Municipal de Olinda (primeira casa legislativa do Brasil).

 

Rozângela Bezerra de Almeida Silva, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Cursando a graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Pernambuco, possui graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing (2015) e Técnico em Administração pelo Instituto Gradual de Educação Profissional. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Atendimento.

Maria do Céu de Sena Moura, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Doutoranda em Ciências Ambientais com ênfase em Recursos Naturais pelo PRONAT/UFRR. Mestre em Administração pela UFRPE, Especialista em Planejamento e Gestão Organizacional pela UPE, Graduada em Secretariado Executivo pela UFPE. Professora Assistente do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Roraima. Coordenadora do Estágio Curricular Supervisionado do curso de Secretariado Executivo - UFRR. Atuou como Professora Tutora de Educação a Distância no curso de Pós-Graduação em Gestão Pública pela UFRPE. Tem experiência como gestora em empresas de grande porte e como docente nos cursos de Secretariado e Administração. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão por Competências, Inovação e Empreendedorismo e Sustentabilidade ambiental e é Sócia da Associação Brasileira de Pesquisas em Secretariado (ABPSEC).

Referências

Arquivo Nacional. (2005). Dicionário Brasileiro de Termologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional.

Barros, C. D. et al. (2015). Gestão secretarial: delineando atividades, funções e competências gerenciais. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, 2(2), 149-171.

Bartelmebs, R. C. (2013). Analisando os dados na pesquisa qualitativa. SabetCom.

Bellotto, H. L. (2004). Arquivos permanentes: tratamento documental. FGV editora.

Bíscoli, F. R., & Lotte, R. I. (Jun de 2007). Reflexões teóricas sobre a importância da comunicação na profissão de secretariado executivo. Revista Expectativa, 5(1).

Brasil. (1991). Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Política nacional de arquivos.

Brasil. (2011). Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações.

Campos, C. J. (2004). Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Rev. bras. enferm, 57(5), 611-614.

Décia, A. C. (2011). Responsabilidades Compartilhadas na Gestão Informacional: diálogos possíveis entre Secretários e Arquivistas. X CINFORM – Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação. Acesso em 10 de Jan de 2020, disponível em http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7022

Dudziak, E. A. (Set de 2010). Arquivos e documentos empresariais: da organização cotidiana à gestão eficiente. Revista de Gestão e Secretariado, [S.l.], v. 1(n. 1), 90-110.

Durante, D. G., & Fávero, A. A. (2009). Gestão Secretarial Formação e Atuação Profissional. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo.

Fonseca, M. O. (2005). Arquivologia e ciência da informação. FGV Editora.

Fonseca, S. D. (2016). A Gestão Documental na Secretaria de Estado da Segurança Pública. Ciência da Informação em Revista, 3(2), 35-42.

Gagnon-Arguin, L. (1998). Os arquivos, os arquivistas e a arquivística: considerações históricas. Em Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Garcia, E. V. (2000). Noções fundamentais para a secretária. São Paulo: Summus.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa (5 ed.). São Paulo: Atlas.

Gomes, A. S., & Gomes, C. R. (2019). Classificação dos tipos de pesquisa em Informática na Educação. Em P. A. Jaques, M. Pimentel, Siqueira, Sean, & I. Bittencourt, Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Concepção da Pesquisa. Porto Alegre: SBC. Acesso em 19 de Julho de 2019, disponível em https://metodologia.ceie-br.org/livro-1/

Hanashiro, D. M., & De Carvalho, S. G. (2005). Diversidade cultural: panorama atual e reflexões para a realidade brasileira. REAd-Revista Eletrônica de Administração, 11(5), 1-21.

Hernandes, S., & Medeiros, J. B. (2010). Manual da Secretária - Técnicas de Trabalho (12 ed.). São Paulo: Atlas.

Hora, S. S. (2010). A evolução do arquivo e da arquivologia na perspectiva da história. Acesso em 19 de Julho de 2019, disponível em Web Artigos: http://www.webartigos.com/artigos/a-evolucaodo-arquivo-e-da-arquivologia-na-perspectiva-da-historia/33326/

Leon, C. B. (Fevereiro de 2016). Contexto e gestão documental: reflexões a partir do estudo dos contratos de estágio da UFRGS. BIBLOS, 28, pp. 179-193.

Lourenço, F. M., & Cantarotti, A. (Setembro de 2010). A prática do conhecimento do profissional de Secretariado Executivo na organização de arquivos: um estudo de caso. Revista de Gestão e Secretariado, 1, 111-138.

Marconi, M. D., & Lakatos, E. M. (2018). Metodologia Científica (7 ed.). São Paulo: Atlas.

Marinho, A. P. (2014). Competências Especiais Para do Desenvolvimento Contínuo do Profissional de Secretariado Executivo. São Paulo: SinSesp.

Marinho, A. P. (2015). Framework do Plano de Carreira do Profissional de Secretariado (1 ed.). São Paulo: IFSC/USP.

Martins, C. B., & D’Elia, B. (2015). Modelos de Gestão do Contexto do Profissional de Secretariado. Florianópolis: UFSC.

Moraes, P. E., & Oliveira, V. S. (2015). Gestão da Informação e Arquivística no Contexto Secretarial (1 ed.). Curitiba: Intersaberes.

Nonato Júnior, R. (2009). Epistemologia e Teoria do Conhecimento em Secretariado Executivo (1 ed., Vol. 1). Fortaleza: Expressão Gráfica.

Oliveira, G. W., & Penteado, A. L. (2016). Análise social dos alunos da UTFPR Câmpus Ponta Grossa: sua proveniência geográfica e integração à comunidade acadêmica. Ponta Grossa: UTFPR. Acesso em 25 de Outubro de 2019, disponível em http://sh.utfpr.edu.br/curso-cc/image/evento/23/anais.pdf

Paes, M. L. (2007). Arquivo Teoria e Prática. Revista e Ampliada (3 ed., Vol. Revista e Ampliada). Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.

Piccoli, G. L. et al. (2016). O profissional de secretariado e a gestão documental: processo de implantação de arquivo digital em uma organização do setor privado. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 12(4).

Portela, K. C., & Schumacher, A. J. (2009). Gestão Secretarial o Desafio da Visão Holística (Vol. 1). Cuiabá: Adeptus.

Porto, D. M. (2013). História e evolução do arquivo: a exemplaridade da Torre do Tombo. Tese de Doutorado. Universidade da Beira Interior.

Robbins, S. P., Judge, T. A., & Sobral, F. (2010). Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro (4 ed.). Pearson Universidades.

Rodrigues, A. A., Rosa, J. S., Ferko, G. P., & Melo, M. M. (Dezembro de 2016). Empregabilidade Profissional: O Secretariado Executivo em Foco na Amazônia Setentrional. Revista de Gestão e Secretariado, 7(3), 66-95.

Santos, J. A. (2017). Estrutura e organização dos arquivos públicos: aspectos para condições de funcionamento. Acesso em 07 de Fevereiro de 2020

Schellenberg, T. R. (2006). Arquivos Modernos: princípios e técnicas (6 ed.). Rio de Janeiro: FGV.

Schmitz, C. J., Battisti, P. S., & Dos Santos, S. R. (Agosto de 2015). Uma análise da consultoria secretarial como novo nicho de mercado e como disciplina nos cursos de secretariado executivo. Revista de Gestão e Secretariado, 6(2), 19-43.

Schumacher, A. J., Portela, K. C., & Borth, M. R. (2013). Ferramentas do Secretário Executivo. Cuiabá: Dos Autores.

Silva, D., Lopes, E., & Braga Junior, S. (2014, abril). Pesquisa Quantitativa: Elementos, Paradigmas e Definições. Revista de Gestão e Secretariado, 5(1), 01-18

Silva, L. F. (Abril de 2019). Assessoria Executiva em arquivos: Relato das percepções acadêmicas de um projeto de extensão universitária.

Revista de Gestão e Secretariado, 10(1), 73-90.

Silva, N. L. (2019). Políticas de arquivo e gestão de documentos no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Repositório UFMG. Acesso em 07 de Fevereiro de 2020, disponível em http://hdl.handle.net/1843/VAFA-BCLJSR

Siqueira, M. (2012). Técnicas Secretariais: essência para a área secretarial – sistema secretarial. Revista Excelência.

Tanus, G. F., Renault, L. V., & Araújo, C. A. (Fevereiro de 2013). O conceito de documento na Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia.

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. 8(2), pp. 158-174.

Valencia, M. C., & Liberato, M. S. (2015). Gestão documental: O caso do arquivo jurídico. Biblos, 29(2).

Varela, K., & Neumann, S. E. (Janeiro de 2011). A importância da arquivologia na profissão de secretário executivo. Secretariado Executivo em Revista, 7, pp. 36-48.

Wada, F. C. (2010). A importãncia do profissional de secretariado executivo como intermediador na implementação do empowerment em uma organização. FAZU em Revista(4).

Yin R.K. (2010) Estudo de caso: planejamento e métodos. (4ª ed.) Porto Alegre (RS). Bookman.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)