A Dicotomia Objetividade-Subjetividade associada à Práxis no Campo Secretarial

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Katia Denise Moreira
https://orcid.org/0000-0003-1946-8423
Luci Mari Aparecida Rodrigues
https://orcid.org/0000-0002-7307-2078
Stefani de Souza
https://orcid.org/0000-0002-2336-0899
Juliana Cidrack Freire do Vale
https://orcid.org/0000-0002-4680-195X

Resumo

Neste estudo objetiva-se discutir como se estabelece a complementaridade na dicotomia objetividade-subjetividade, relacionada ao processo de construção da práxis no campo secretarial. No que se refere aos procedimentos metodológicos, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Quanto à natureza é básica e, também, descritiva acerca do objetivo abordado. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram a bibliográfica e a documental. Utilizou-se da Análise de Conteúdo para tratamento dos dados. Os resultados apontaram que, aspectos inerentes à dicotomia em questão contribuíram para a transição de postura do sujeito secretário, que antes se caracterizava por realizar ações como um agente passivo e executor de tarefas, para um perfil contemporâneo, cuja tônica é a proatividade e o posicionamento de gestor que o profissional alcançou. Desse modo, depreende-se dos dados que há uma situação de complementariedade na transição no campo de atuação secretarial da objetividade para a subjetividade.

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Artigos
Biografia do Autor

Katia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Voluntária do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2019-2021 e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional:Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC). Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e Secretariado. Avaliadora de trabalhos científicos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Autora de diversos trabalhos científicos publicados em periódicos e anais de eventos, dentre eles 17 premiados. Atuou também como Secretária-Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2017-2019.

Luci Mari Aparecida Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - linha de pesquisa: Gestão Universitária. Mestra em Administração e Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial, ambos pela UFSC. Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Secretária Executiva no Centro Socioeconômico da UFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC). Conselheira Fiscal (titular - gestão 2019-2021) da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Parecerista em periódicos e eventos científicos das áreas de Administração e Secretariado Executivo. Interesses de pesquisa: gestão universitária (universidades públicas), secretariado executivo (pesquisa secretarial; atuação profissional) e estratégias organizacionais (processo de formação e implementação de estratégias). 

Stefani de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutoranda em Administração na Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestra Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Secretariado com ênfase em Gestão de Pessoas e Processos no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Bacharel em Secretariado Executivo pela UFSC. Servidora Pública Federal no cargo de Secretária Executiva, atuando como Chefe do Setor de Apoio Administrativo do Centro Tecnológico da UFSC. Participa do Grupo de Pesquisa Gestão Social e Administração Pública, liderado pelo Prof. Orientador Irineu Manoel de Souza, Dr. Membro do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC): Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1695587511457220 e membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), atuando como Conselheira Fiscal Suplente na Gestão 2019-2021.

Juliana Cidrack Freire do Vale, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Mestre em Administração e Controladoria (PPGA) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Administração de Recursos Humanos e Graduada em Secretariado Executivo, ambos pela mesma Universidade. Membro do grupo de pesquisa registrado no CNPq: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente exerce o cargo de Secretária Executiva na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Interessa-se pelos seguintes temas: Estudos Organizacionais, Secretariado Executivo, Gestão Universitária, Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas.

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