Secretariado Internacional uma Investigação sobre o Trabalho Remoto durante a Pandemia da COVID-19
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Resumo
Em função das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a respeito do isolamento social, como tentativa de contenção do vírus causador da COVID-19, trabalhadores em esfera global passaram a realizar suas atividades laborais a distância, incluindo os de secretariado. Nesse contexto, este estudo apresenta dados da pesquisa “New configuration for Executive Secretariat Assistant a view on the remote work for teleworking and home office”, acerca do trabalho remoto na área do secretariado internacional, realizado a partir do cenário da pandemia da COVID-19. O objetivo geral é identificar os principais aspectos da reorganização internacional do trabalho na área secretarial, no contexto da crise sanitária supramencionada. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter exploratório, com a participação de 41 profissionais que atuam em seis países e que responderam a um questionário virtual composto por 44 questões distribuídas em três partes: personal data, professional trajectory e workday. Os resultados apontam para mudanças na execução das atividades laborais, identificando-se, em alguns casos, o aumento dos fluxos de trabalho, a demanda por novos aprendizados relacionados às tecnologias utilizadas, a intensificação e a flexibilização do trabalho.
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